Evento em São Francisco de Paula espera 20 mil visitantes entre os dias 3 e 6 de julho
A 26ª Festa do Pinhão, que inicia hoje, dia 03 de julho, em São Francisco de Paula, chega com ainda mais propósito em 2025. Além da programação artística e da gastronomia típica, o evento reforça seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos pequenos produtores da região.
Ao longo dos quatro dias de programação, o novo Centro de Eventos do município recebe uma feira de negócios e produtos locais, com espaço exclusivo para agroindústrias familiares, artesãos e coletivos que atuam com produção sustentável, artesanal e regional.
Entre os destaques desta edição, estão as agroindústrias familiares, que representam com excelência a força da produção local. Com uma história de pioneirismo e inovação, a Fazenda da Cria é uma das agroindústrias presentes na Festa do Pinhão.
Em sua quarta participação, a família Martini Muller leva aos pavilhões da festa o melhor da culinária rural produzida por eles. Entre pães, bolachas, bolos, cucas e geleias, está a história de quem acredita na força de São Francisco de Paula. “A Festa do Pinhão é sempre um dos momentos mais importantes do ano. Sabemos que o público vem para a festa e quer consumir os produtos de quem é daqui”, salienta Isaura Martini Muller, sócia da Fazenda da Cria.
Além da produção como agroindústria, a Fazenda da Cria conta com um espaço para eventos e turismo rural. A família Martini Muller também foi pioneira na plantação de ruibarbo, uma planta até então inédita no país. O ruibarbo possui um caule de sabor ácido e levemente adocicado, muito utilizado na cozinha, especialmente no preparo de doces e sobremesas. Suas folhas, no entanto, são tóxicas e não devem ser consumidas. Além do uso culinário, o ruibarbo tem propriedades medicinais, sendo conhecido por seu efeito estimulante e digestivo.
Entre os destaques da programação cultural da festa também estão shows com Loubet – Made in Roça, Papas da Língua, Claus & Vanessa, Vera Loca e Brilha Som. O evento também valoriza a identidade campeira com apresentações de Grupo Carqueja, Chiquito & Bordoneio, Raízes do Rincão, Laços da Tradição, Grupo Ana Terra e escolas do município.
Além da música, a gastronomia típica ganha protagonismo com pratos criativos à base da semente símbolo da região. Entrevero de pinhão, bolinho de bacalhau com pinhão e queijo serrano, sopa gumbo com pinhão, almôndegas e até dog com pinhão estão no cardápio de restaurantes locais.
Outra novidade desta edição é o Festival Gastronômico do Queijo Artesanal Serrano, cuja programação será realizada no dia 04 de julho, com apoio da Emater/RS. As atividades contemplam palestras, oficinas sensoriais, degustações, concurso de receitas e debates sobre a valorização do produto como patrimônio cultural.
Confira a programação artística do evento
Quinta-feira, 03 de julho
18h – Abertura Oficial com Israel da Sóis
18h30 – Coro Municipal de São Francisco de Paula
19h – Banda Opus Dei
20h – Leandro & Rafael
21h – Grupo Matizes
22h30 – Brilha Som
Sexta-feira, 04 de julho
08h30 – Seminário EMATER
12h – Trio Gaúcho
14h – Seminário EMATER
16h30 – Fabiano Azevedo
17h30 – Jana & Ale
19h – Yuri & Banda
20h – The Travellers
21h45 – Vera Loca
23h15 – Claus & Vanessa
Sábado, 05 de julho
11h – Daniela Duarte
13h15 – Rockfeller
15h – Raízes do Rincão
16h – Laços da Tradição
17h – Escola Atittude
18h – Volnei Gomes & Grupo Cantando o Rio Grande
19h45 – Papas da Língua
21h30 – Pagode do Exata
23h – Nanda Virtuozo
Domingo, 06 de julho
11h – Show infantil
12h15 – Felipe Vieira
13h45 – Grupo Folclórico Ana Terra
14h45 – CTG Rodeio Serrano
15h50 – Grupo Batendo na Marca
17h15 – Grupo Carqueja
18h45 – Chiquito & Bordoneio
20h – Loubet
Serviço
26ª Festa do Pinhão
03 a 06 de julho de 2025
Centro de Eventos – Rua Benjamin Constant, 1441 – São Francisco de Paula
Entrada gratuita
Mais informações pelos canais oficiais da Prefeitura de São Francisco de Paula nas redes sociais