De 16 a 20 de julho, o município de Bom Jesus celebra seus 112 anos de emancipação político-administrativa com a realização da 17ª Festa da Gila e a 10ª Festa do Queijo Artesanal Serrano. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal e contará com uma programação diversificada, reunindo atrações locais, regionais e um show nacional, além de feira com produtos artesanais e rurais.
A estrutura do evento reúne 77 expositores, sendo cerca de 30% produtores rurais e locais, além de equipamentos agrícolas. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo evento ao longo dos cinco dias.
A preparação da Festa começou no início de 2025 e se intensificou nos últimos meses. As soberanas – rainha Giselle Ramos Kramer e as princesas Ana Luiza Barbosa Pereira e Lyamara Teixeira Leoni – junto com o membro da comissão organizadora Duclerc Silva, realizaram ações de divulgação em diversas cidades.

Entre os destaques da programação está a inauguração de um monumento em homenagem ao conjunto Os Serranos. A obra está instalada na praça em frente ao local da festa e presta tributo aos irmãos Edson e Everton Dutra e ao gaiteiro Frutuoso Luís de Araújo, fundadores do grupo. Os Serranos, originários de Bom Jesus, são reconhecidos como o conjunto que mais gravou bugios no Estado. O ritmo, recentemente declarado patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, foi promovido pelo próprio Edson Dutra, idealizador do festival Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula.

Na gastronomia, o público poderá experimentar delícias como rosca de coalhada, doces em conserva, chimias e outros sabores típicos da região. Um dos destaques será o lançamento de um risoto de gila, preparado com pedaços da fruta e servido na própria casca, que será apresentado oficialmente na sexta-feira. E numa versão serrana da clássica combinação “Romeu e Julieta”, a festa traz o “Garibaldi e Anita”, união do queijo artesanal serrano com o doce de gila – dois produtos com reconhecimento como patrimônio cultural do Estado.
Na tarde do dia 18, haverá uma partida beneficente de futsal no Ginásio Leandrão. O jogo festivo reunirá a equipe “Amigos do Prefeito Lico”, com participação dos ex-jogadores Índio (Internacional) e Galatto (Grêmio), além de autoridades e representantes dos consulados dos dois clubes, enfrentando o time liderado pela dupla sertaneja João Neto e Frederico. A entrada será mediante doação de um quilo de alimento não perecível ou agasalho.
Na mesma noite, João Neto e Frederico também comandam o show nacional da festa, com entrada solidária e opção de camarotes à venda. Todos os demais shows têm entrada gratuita.

No domingo, o encerramento da festa será com uma tarde cultural, reunindo o Coro Vozes de Gramado, o balé da Academia Mens Sana In Corpore Sano, a Orquestra de Sopros de Bom Jesus e o show de Maria Luiza Benitez, que traz repertório de músicas tradicionalistas gaúchas e latino-americanas.
A entrada da festa receberá decoração especial, criada pela S&S Eventos, de Gramado. A ornamentação terá como destaque uma carreta repleta de produtos típicos da região, como maçã, batata, pinhão, moranga, milho, gila e o queijo artesanal serrano.
A programação completa e as atualizações do evento estão disponíveis nos perfis oficiais no Instagram:
@festadagilaequeijo_2025,
@citbomjesus e
@duclercsilcaproducoes_culturais.


Confira a programação:

