Canela,

21 de novembro de 2025

Anuncie

pao-de-juda.jpg

COLUNA PÃO DE JUDÁ

Pão de Judá

AUTOANÁLISE

Compartilhe:

www.tvmenorah.com.br/blogdatvmenorah​​

Em Salmos 19:12, está escrito: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Você já percebeu que não temos senso de autoanálise no sentido de descobrir se estamos inadequados? Sempre nos autoanalisamos para nos vangloriarmos. Nossos grandes feitos são constantemente rememorados. Nos acostumamos a reviver os sucessos passados para nos exaltar; porém, a Palavra de Deus afirma que devemos refletir sobre os nossos erros. É lógico que não discerniremos nossas faltas enquanto não tivermos o senso de avaliar nossa fraqueza. Você pode observar que sempre temos razões e justificativas para cada erro que cometemos. Essa vida de razões nos torna intransigentes com as pessoas, porque nos consideramos “donos da verdade”. Toda análise que fazemos de nós mesmos é falsa, porque ressaltamos apenas nossas habilidades. Se quisermos crescer espiritualmente, teremos que pedir para a pessoa com quem mais convivemos que nos diga quem somos. Com certeza, você ouvirá coisas que não esperava e nem queria ouvir. Isso ocorre porque nunca nos consideramos errados. Sempre achamos que temos razão.

Em João 14:6, está escrito: “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim”. Somente somos adequados para Deus quando obedecemos ao que está escrito na Bíblia. Somente a Palavra de Deus é a verdade e a única verdade está em Jesus. À medida que conhecemos a Bíblia, somos libertos e livres. Só Jesus pode nos livrar do nosso próprio pensamento, que é errôneo e nos engana.

Você já notou que sempre estamos julgando? Para cada pessoa e situação temos um julgamento; porém, no dia em que formos livres da natureza pecaminosa, deixaremos de julgar. O Cristo que habita em nós é cheio de amor, e o amor é dotado de liberdade. O amor aceita que as pessoas têm o direito de agir como querem. Devemos compreender a verdade de que somos criaturas e não juízes. Em Jeremias 17:9-10, está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.

Quando confrontamos nossos pensamentos, atitudes e sentimentos com a Bíblia, somos expostos e enxergamos nossos erros; sendo assim, devemos nos humilhar e clamar para que o Senhor nos transforme.

Oração Renovação da mente

Clique aqui e conheça essa oração: