O céu de Gramado foi colorido por um tecnológico show com 1.100 drones na noite deste domingo (21). Numa parceria entre a Gramadotur, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado e a empresa Droneportos do Brasil, o espetáculo inédito integrou a programação do 40° Natal Luz de Gramado, que foi reconhecido pelo Guinness World Records como o Festival de Natal Mais Longo do Mundo.
Em apresentação emocionante, os drones sincronizados formaram diversas figuras natalinas em homenagem aos 40 anos do Natal Luz e à cidade de Gramado. Entre as figuras que encantaram o público, um pinheiro natalino, um boneco de neve, a Igreja São Pedro, o trenó do Papai Noel, a nova marca de Gramado e outras. O show foi realizado sobre o Parque Knorr, mas pôde ser visto em diversos pontos da cidade.
Segundo o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, o espetáculo simboliza o equilíbrio entre tradição e tecnologia. “Gramado cresce com raízes e inova com tradição, sem esquecer as suas origens. Esse espetáculo grandioso foi um presente para a comunidade e reforça ainda mais o nosso compromisso de seguir avançando em 2026, entregando excelência e novas experiências para o município”, destaca Castilhos.


Fotos: Cleiton Thiele
A Droneportos do Brasil é uma das empresas participantes do Sandbox Regulatório de Gramado, uma política pública que permite o teste de soluções tecnológicas e inovadoras em ambiente real, com segurança jurídica e apoio do poder público. O projeto-piloto da empresa, que testa um sistema de entregas por drones na cidade, foi apresentado de forma simbólica ao final do show. O prefeito Nestor Tissot e o pároco Neimar Pies receberam um presente natalino entregue diretamente por um drone no largo da Igreja Matriz São Pedro.
O 40° Natal Luz de Gramado, que vai até 18 de janeiro de 2026, é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE. Participação especial: Governo do Rio Grande do Sul. Apoio: Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo, Hasam Group e Docile. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven Tickets. Agente cultural: Marca Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.