Canela,

19 de janeiro de 2026

Anuncie

Prefeito Gilberto Cezar revela dados inéditos sobre arrecadação e inadimplência em Canela

Compartilhe:

Durante entrevista concedida ao jornalista Francisco Rocha, no Estúdio Folha, na última sexta-feira (16), o prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), trouxe à tona números internos da Prefeitura que ajudam a explicar as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo município.

Segundo o chefe do Executivo, Canela é hoje a 49ª maior cidade em receita no Rio Grande do Sul e a 46ª em população. No entanto, quando se analisa a arrecadação per capita, o cenário é bem menos favorável.

A média estadual de arrecadação por habitante gira em torno de R$ 13.022, enquanto Canela arrecada apenas R$ 7.500 por morador — praticamente metade da média do Rio Grande do Sul e abaixo inclusive de cidades vizinhas da região.

Para o prefeito, essa disparidade impacta diretamente na capacidade do município de investir em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura urbana. “Nós somos a maior população da região, então temos mais vagas em escolas, mais demanda hospitalar, mais coleta de lixo, mais iluminação, mais tudo”, destacou.

Inadimplência preocupa

Gilberto Cezar também apontou um dos principais gargalos das finanças municipais: a inadimplência tributária.

Atualmente, 31% dos contribuintes de Canela estão em débito com o IPTU, índice considerado muito alto. Para efeito de comparação, o prefeito citou que Porto Alegre registra cerca de 4% de inadimplência, enquanto cidades vizinhas não passam de 10% a 15%.

“Se fala muito em melhorar hospital, ter mais médicos, mais limpeza e mais obras. Poderíamos estar fazendo isso com recursos próprios, se não fosse essa inadimplência tão elevada”, afirmou.

Apesar disso, o prefeito garantiu que o município seguirá investindo. Segundo ele, grandes obras serão realizadas neste ano com apoio de recursos federais e estaduais, embora reconheça que uma arrecadação mais eficiente permitiria um ritmo ainda maior de investimentos.