Canela,

3 de fevereiro de 2026

Anuncie

Canela avança em ações voltadas à proteção de animais comunitários

Compartilhe:

Por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Proteção Animal (Cempra), a Prefeitura de Canela tem avançado nas ações de cuidado com cães, gatos e outros animais. Neste sentido, na semana passada, o prefeito Gilberto Cezar e o vice-prefeito (agora prefeito em exercício) Gilberto Tegner assinaram decreto orientando a população a denunciar ao Cempra as situações de maus-tratos praticadas contra os animais comunitários no município. E, o próprio Centro, tem buscado alternativas para ampliar essa proteção, como a distribuição de coleiras reflexivas.

O Decreto Municipal nº 11.048 institui diretrizes para a proteção, o reconhecimento e o cuidado de animais comunitários da cidade. Entre essas orientações está o encaminhamento ao Cempra de informações sobre agressões, violências, negligências e outros tipos de maus-tratos feitos contra cães, gatos, cavalos e outras espécies. As denúncias de maus-tratos devem ser feitas através da Ouvidoria do Município, pelo telefone (54) 3282-5100 ou e-mail ouvidoria@canela.rs.gov.br.

“Esse é um passo muito importante em direção ao cuidado e à proteção, pois essa nova legislação estabelece esse caminho de comunicação entre a comunidade e o Cempra, que faz um trabalho tão necessário”, destacou Gilberto Cezar durante a assinatura. No ano passado, o Cempra foi responsável pelo recolhimento de 215 animais das ruas e por conseguir um novo lar para 201 deles, além de realizar 26 eventos de adoção.

Coleiras reflexivas para indicar animais comunitários

De acordo com a coordenadora do Cempra, Ione Couto, as coleiras reflexivas surgiram como estratégia para indicar à população quando o animal encontrado na rua é cuidado por moradores ou trabalhadores de estabelecimentos comerciais. Inicialmente, foram confeccionadas 100 coleiras para cães e dez para gatos. “Temos muitos animais semi-domiciliados em Canela, e para eles criamos as coleiras, assim fica explícito que não estão abandonados, além de facilitar a identificação e prevenir atropelamentos”, destaca.

As coleiras reflexivas foram criadas a partir de uma parceria com as empresas Phyna Joaquina e Imperium Tecidos. A primeira forneceu a mão de obra e a segunda doou os aviamentos para confecção. O Cempra informa que continua em busca de estabelecimentos parceiros para desenvolver novas ações voltadas ao cuidado e proteção dos animais de Canela.

O Cempra também está desenvolvendo um banco de dados com informações sobre animais comunitários, por isso solicita às pessoas que cuidam desses cães ou gatos para que entrem em contato pelo número (54)9 9903-3293, para receber acompanhamento e os animais receberem vacinas e atendimento clínico, além de ter acesso à castração e ao microchip de identificação.

Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela

Foto: Arquivo/Prefeitura de Canela