O ciclo de palestras com profissionais locais tem início no dia 22 de abril, em Canela, com um encontro voltado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, incluindo o feminicídio. A atividade acontece no Espaço Sicredi João Pessoa, a partir das 19h30.
A palestra de abertura terá como tema “O tradicionalismo dos galpões à sociedade: Movimento Tradicionalista Gaúcho e o combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul”. O encontro será conduzido por Francisco Bernal Trindade e Everton Paulo Port Miguel, que irão abordar o papel da cultura tradicionalista na promoção de ações de enfrentamento à violência.
Francisco Bernal Trindade é psicólogo, mestre em Saúde Coletiva e praticante de Aikido desde 1998, com atuação em oficinas de defesa pessoal para mulheres. Já Everton Paulo Port Miguel é mestre internacional de Kickboxing, árbitro internacional e professor de Boxe e Kickboxing, além de faixa preta em diversas modalidades.
A iniciativa integra uma programação que seguirá ao longo do ano, com diferentes profissionais e temas, passando por cidades da região. Os encontros serão abertos à comunidade e buscam ampliar o debate, promovendo informação e prevenção à violência.