Estudantes de Canela já podem se inscrever para o Transporte Universitário oferecido por meio da Sociedade Serrana de Universitários (SSU). O período de inscrições começou na terça-feira (30) e será realizado em etapas, conforme a categoria dos estudantes. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, de acordo com a disponibilidade e respeitando o mínimo de oito alunos por roteiro.
Os estudantes beneficiários do Prouni, Fies, CadÚnico ou contemplados com desconto de vestibular deverão anexar o comprovante do benefício no momento do cadastro. Também será cobrada uma taxa administrativa de R$ 60 para a efetivação da inscrição.
No caso de estudantes menores de idade, será necessário apresentar o comprovante de residência e o título de eleitor do responsável legal. Caso todas as vagas sejam preenchidas, os demais inscritos serão incluídos em uma lista de espera e poderão ser chamados posteriormente. A SSU alerta que cadastros realizados fora do prazo serão excluídos.
Cronograma de inscrições
- Alunos que já utilizam o transporte e estavam inscritos no primeiro semestre: de 30 de junho a 3 de julho;
- Alunos novos (sem curso técnico ou graduação): de 6 a 8 de julho;
- Estudantes de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado: dias 9 e 10 de julho.
Documentação obrigatória
Conforme a Lei Municipal nº 4.845/2024, o cadastro somente será concluído mediante a apresentação dos seguintes documentos:
- Foto;
- Documento oficial de identificação com foto (frente e verso);
- Comprovante de matrícula emitido pela instituição de ensino referente ao semestre vigente (prints de tela não serão aceitos);
- Documento da instituição informando os dias de atividades presenciais;
- Comprovante de residência atualizado em nome do estudante;
- Documento eleitoral registrado no Cartório Eleitoral de Canela, podendo ser o título de eleitor assinado ou o e-Título com QR Code.
Transporte segue gratuito para os estudantes
Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura de Canela custeia integralmente o transporte universitário. A medida foi garantida pela Lei Municipal nº 5.139, sancionada pelo prefeito Gilberto Cezar.
Em 2026, o Município investirá mais de R$ 1,7 milhão para manter o serviço, recurso que será destinado diretamente do orçamento público.
Segundo o prefeito, o custeio integral representa um importante incentivo para que os estudantes possam continuar a formação profissional. Antes, o Município arcava com 70% do valor do transporte e, desde o ano passado, passou a assumir 100% da despesa, reduzindo os custos para os universitários e estudantes de cursos técnicos.
As inscrições podem ser realizadas pelo link disponibilizado pela Sociedade Serrana de Universitários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99653-2203.