Na noite desta segunda-feira, dia 22, um confronto do tráfico de drogas resultou em duas pessoas mortas e uma ferida no bairro São Rafael, em Canela. O tiroteio ocorreu por volta das 22h, na Alameda Quatro, uma rua sem saída, entre a Salgado Filho e Hermann Otto Fritz Beeck.
A principal linha de investigação é de que o confronto tenha envolvimento com o tráfico de drogas. Um jovem, e apenas 17 anos, Lucas de Paula Oliveira, foi alvejado, após socorrido ao Hospital de Canela, mas não resistiu aos ferimentos de diversos disparos de arma de fogo e acabou falecendo. A segunda vítima foi José Otávio da Silva Antunes, 21 anos, tio de Lucas. Ele morreu no local.
Luciano, pai de Lucas, foi baleado no braço, mas sobreviveu ao ataque. Cápsulas de pistola .45 foram encontradas na cena do crime.
Os criminosos fugiram do local em um Renault Sandero, de cor branca. A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram buscas na área, mas ninguém foi preso. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), três criminosos armados e usando máscaras invadiram a residência e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.
Lucas possuía antecedentes por ameaça e José Otávio possuía registros policiais por lesão corporal, ameaça, posse de entorpecentes e outros crimes.
Silêncio da Polícia Civil
A Polícia Civil, novamente está em silêncio e suspendeu divulgação sobre ações. Em razão de deliberação da Associação dos Delegados, não serão prestadas informações à imprensa.
O protesto, segundo a PC é de que foram apenas 6% de reposição salarial aos policiais civis nos últimos dez anos. Atualmente, mesmo com os melhores índices de criminalidade da história do RS sendo comemorados publicamente, a classe não recebeu proposta de aumento minimamente digna.