Canela,

28 de outubro de 2024

Anuncie

OPINIÃO FORTI

Márcio Diehl Forti

Opinião Forti • Ainda Sobre Os Últimos Acontecimentos

Compartilhe:

Muita gente me mandou considerações acerca do meu texto de ontem. Agradeço aos elogios e também as críticas e complementos. Duas questões bem lembradas. A facilidade com que os “elementos” entram e saem do sistema prisional. Não vou emitir comentários sobre o trabalho do judiciário porque existe uma lei para todos se embasarem. E o ponto que pega pra mim é isso. A lei está acima de todos, mas será que não está na hora dela ser mudada em alguns tópicos? Eu penso na frustração dos agentes públicos que devem falar “você por aqui de novo?” para algumas figurinhas carimbadas. Isso gera custo, gera stress e certamente deve gerar desapontamento. Sem contar a defasagem salarial, a falta de apoio financeiro para estrutura e o descaso por parte do governo estadual para com os nossos funcionários públicos que lidam com a segurança da população.

Outra coisa que me lembraram. Enquanto as principais autarquias de segurança regionais estão em Gramado o ônus prisional é com Canela. Nosso presídio está lotado como sempre e com diversas demandas necessárias para um bom funcionamento. Que os postulantes a cargos públicos comecem a pensar mais sobre esses questionamentos de toda a nossa sociedade.

Cinco é o número do Momento

Cinco candidatos a prefeito. Esse é o número de momento com o anuncio da candidatura do empresário Erni Schaefer e também de um bloco de partidos de esquerda que não anunciou o nome. Erni não é marinheiro de primeira viagem. Na controversa escolha do seu ex-partido, o Progressistas na eleição de 2016 ele foi o escolhido para tentar manter o partido no poder. Causou diversas rachaduras na sigla e saiu um pouco dos holofotes após a vitória do atual prefeito Constantino Orsolin. Agora volta com um dos partidos mais fortes em nível federal, o PL, mas que aqui em Canela engatinha. Vai colar nos eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro e tentar fortalecer o partido na cidade.

Luciano Melo e sua escolha

Ontem em reunião de lideranças com a militância do MDB no Leodoro Azevedo o vereador Luciano Melo anunciou sua desistência a pré-candidatura a prefeito e colocou seu nome novamente a disposição da sigla para concorrer a vereança. Melo viu que o partido, em sua maioria, comprou a ideia do Prefeito Constantino e de boa parte da executiva pela nome do também vereador Marcelo Savi. Muitos foram os pedidos de parte do público para ele ir de vice mas parece que o nome do momento é outro e que nunca concorreu a cargo público.

Constrangimento Duplo

Causou constrangimento a pré-candidatos a câmara pelo MDB e também ao seu próprio partido, o Republicanos, a ida da pré-candidata e atual vereadora Emília Fulcher ao evento no Leodoro. Saudada por Constantino como apoiadora de Savi, ela foi alvo de críticas por ganhar mais mídia por parte do prefeito do que muitos defensores e pré-candidatos do partido. Dentro do Republicanos pessoas consideraram desnecessária a ida dela a um evento pré-convenção do MDB. Ainda mais quando a campanha começa oficialmente dia 16 de agosto. Que ela fará campanha ferrenha para o partido da situação todo mundo sabe. Mas as vezes ter bom senso é importante.

Convenções PSDB/Cidadania/Podemos/PDT/União Brasil/Republicanos

Definidas as nominatas e também confirmada a dupla Gilberto Cézar e Tolão para a executiva. A saber qual a linha de campanha que irão adotar. Tolão, quando candidato nas outras vezes, sempre teve tom ponderado. Gilberto Cézar agora vai lidar pela primeira vez com a pressão de ser o cabeça da chapa. Dom da oratória ele tem. A saber como se portarão em uma eleição que promete ser acirrada.

Na parte da “vereança” novidades dentre os postulantes a vaga na câmara e também alguns veteranos. A disputa será forte dentro das próprias siglas. Sempre lembrando que não basta ser bem votado, precisa estar muito bem colocado dentro da lista do partido. Muita gente já teve votação de eleito e virou suplente.