Estava eu passando vídeos aleatórios no Instagram quando me deparei com uma conversa entre o jornalista Luciano Potter e o Pedro Sirotsky, um dos tantos cabeças do grupo RBS. O papo girava em torno de momentos e, lá pelas tantas, o Pedro conta que o Lulu Santos estourou com o disco chamado Tempos Modernos em 1983. O detalhe foi que ele teve acesso ao disco poucos dias antes do lançamento em uma fita K-7 escutada junto a Lulu dentro do seu carro. Sabem onde? Em Canela, em meio ao Festival Nacional do Disco. História da música popular brasileira sendo feita na nossa cidade e contada por um dos grandes nomes da comunicação do estado.
Digo isso porque sempre trazemos lembranças desses eventos vivas na nossa cabeça: Festa Nacional do Disco, Festival de Teatro e seu troféu Persona, o cachorro Abelardo que apresentava junto da querida Marina Gil o Teatro de Bonecos.
E a procissão espetacular na Semana Santa: cidade toda preparada para momentos emocionantes que culminavam com a linda chegada à nossa catedral. Tinha o Canela Mostra Tudo, que não durou tanto, mas engajava a comunidade. Os Jogos Estudantis da Primavera e os fortíssimos times do Julinho de Porto Alegre. O encontro de Motos, que parava a cidade com os “mal-encarados” motoqueiros chegando e fazendo barulho. Milhares de pessoas na Júlio de Castilhos fechada para curtir música boa nos Metralhas e as motos fazendo “zerinhos” que ficavam algumas semanas decorando o asfalto do centro.
Tudo isso era bom, né? Em algum momento, simplesmente deixou de acontecer. Falta de público? Falta de interesse dos políticos em fomentar os eventos? Mudança na forma de consumo de alguns deles? São perguntas pertinentes e que precisam ser aprofundadas em cada caso. Mas o fato é que todos traziam gente, envolviam a comunidade em geral e nos deixavam orgulhosos pela execução dos mesmos. Quem sabe um dia isso retorne para nossa Canela.
Olho para trás com saudosismo, mas sei que devemos pensar no futuro. Dito isso, fiquei positivamente surpreso com o nome de Rafael Carniel como secretário de turismo. Carniel tem experiência, respeito do trade, acesso a portas importantes no meio e é muito bem articulado. Se montar uma equipe de acordo com a sua necessidade, tenho certeza de que teremos fatos interessantes nos próximos meses. Bola dentro do prefeito eleito, Gilberto Cézar.
E a saúde
O provável secretário da saúde será o Jean Spall. Tem experiência também e conversei com duas pessoas que trabalham em UBS sobre o trabalho que já realizou. Ambas disseram que Jean é conciliador, dinâmico e tem boa vontade. Precisa se cercar também de uma equipe confiável e tentar melhorar a infraestrutura dos espaços que, segundo elas, estão deteriorados e “largados”.
Novidades gastronômicas
Em breve, surgirão boas novas em lugares estratégicos de Canela. Empreendimentos bem-sucedidos poderão ampliar suas estruturas e mudar de ares. Ganha a cidade com certeza. Além disso, alguns outros estabelecimentos estão trocando de mãos. São ciclos naturais de um ramo concorrido e, por vezes, desgastante. É a roda que precisa sempre girar!