Em mais uma realização da S&S Cultura Turismo e Eventos, desde o dia 12 de dezembro até dia 28 de fevereiro de 2025 a Estação Campos de Canella – A Rua Coberta de Canela sedia a exposição fotográfica “Olhares para a Estação”, sob curadoria do professor Joni Neto. A exposição pode ser visitada gratuitamente no horário compreendido entre
A fotografia de rua, ou street photography, é muito mais do que capturar cenas cotidianas: é um convite para observar a vida como ela é, em sua espontaneidade e imperfeição. Nesse estilo, o fotógrafo atua como um observador atento, captando momentos fugazes, formas, detalhes, emoções genuínas e a interação única entre pessoas, lugares e luzes. A beleza da fotografia de rua reside em sua autenticidade, em seu poder de transformar cenas comuns em narrativas visuais que revelam a alma do espaço urbano e os personagens nele presentes.
Durante o segundo semestre de 2024, os alunos do curso de Fotografia Digital do UCS Sênior Campus Hortênsias trabalharam o estilo fotografia de rua, inspirando-se em renomados fotógrafos e fotógrafas estrangeiros como Henri Cartier-Bresson, Saul Leiter, Vivian Maier – e do Brasil, como Eduardo Salvatore, Thomas Farkas, André Douek, Stefania Brill – cada qual com suas distintas abordagens e técnicas.
Nesta exposição, em uma seleção de fotos de cada aluno, aparecem os seus distintos olhares atentos e sensíveis sobre a Estação Campos de Canella, um espaço que pulsa história e movimento em comemoração neste ano de 2024, aos seus 100 anos. Por meio de suas lentes, cada detalhe, cada gesto e cada encontro com seus olhares, ganharam novos significados, criando a conexão profunda entre o olhar humano e a essência do lugar. Este trabalho conjunto é um testemunho de que, em cada local, há uma história esperando para ser contada — e, por meio da fotografia, essas histórias ganham vida e se tornam arte.
Os participantes são: Bete Solimões, Giane Rockenbach, Heide Hoblik, Janice Pereira, Lilian Lutz Lindorfer, Lucia Fattori, Márcia Michaelsen, Pauline Riella, Rosa Yaeko Matsukawa, Sídio Stahl e Vanio José Bitencourt.
Programa UCS Sênior Campus Hortênsias
O Programa UCS Sênior recebe pessoas a partir dos 50 anos. O principal critério, válido para todos os ingressantes, é a vontade de participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Qualidade de Vida. A escolha é do aluno, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos.
Para ingressar no programa, é preciso escolher dentre as opções de atividades ofertadas na cidade residente e no semestre vigente. As aulas acontecem no formato presencial e no formato online síncrono, conforme a atividade, oportunizando um universo de experiências e possibilidade ao aluno.
A pessoa de idade madura é portadora de muitos saberes e experiências e é capaz de aprender de forma continuada ao longo da vida. Com o início das atividades do Programa UCS Sênior no Campus Universitário da Região das Hortênsias, a comunidade de Canela e municípios vizinhos tem a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver.
Curso Fotografia Digital – Prof. Joni (João Mendes)
Ofertado desde 2018, o curso de Fotografia Digital é para incentivar a prática fotográfica com câmera digital ou celular. A cada semestre são abordados temas diferentes, apresentados fotógrafos brasileiros e estrangeiros, contemporâneos ou da história da fotografia que servirão de inspiração para a criatividade e prática. Sem pré-requisito, além de ter mais de 50 anos e um celular ou câmera, as aulas são mescladas com exercícios de criatividade e técnicas de composição, captação e tratamento de imagens no celular ou computador.
Matrículas Permanentes
Rematrículas e Matrículas: de 01 de dezembro até 28 de fevereiro de 2025
Pré-requisito: ter mais de 50 anos
Informações e contato: Whatsapp (54) 9 9909-2623 ou (54) 9 9941-8476
Professor:
João Mendes Neto (Joni) é formado em História pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP. Atua na área de fotografia e preservação desde 2000, quando foi coordenador das áreas de Arte & Tecnologia da Fundação Telefônica, incluindo o Núcleo de Memória Telefônica. Atuou como fotógrafo consultor da Unesco e foi superintendente do MIS-SP Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Há mais de 15 anos é diretor da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais com trabalhos na área de conservação fotográfica, digitalização e produção cultural. Foi conselheiro municipal de cultura de Canela na área de Fotografia e Audiovisual. Professor do programa UCS Sênior desde 2018, também é docente no curso de pós-graduação de Conservação de Acervos Bidimensionais na UCS – Universidade Caxias do Sul ministrando a disciplina de Conservação e Restauro de Películas e Suportes Fotográficos.
SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição Fotográfica “Olhares para a Estação”
QUANDO: 12 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025 das 10 horas às 22 horas – diariamente, entrada gratuita.
ONDE: Estação Campos de Canella – Centro, Canela, RS