Canela,

16 de junho de 2025

Anuncie

Modo de fazer alimentos em zonas rurais da Serra Gaúcha pode se tornar Patrimônio Cultural

Compartilhe:

Foto: Fernanda Pereira, divulgação

Inventário das referências culturais buscará identificar práticas gastronômicas que passam de geração para geração em famílias descendentes da imigração alemã e italiana

O modo pelo qual as mulheres e suas famílias – residentes nas zonas ruais de Gramado, Canela e São Francisco de Paula – fazem seus alimentos, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo do inventário de referências culturais que será aplicado junto às comunidades rurais desses municípios nos próximos meses. No final de maio serão realizados três seminários para explicar a finalidade e a funcionalidade do inventário e identificar e mobilizar a comunidade para participar do processo. Dados informais apontam que pelo menos 350 famílias da região tenham hábitos diários que possam ser inventariados.

O modo de preparo desses alimentos pelas comunidades serranas é marcado pelo protagonismo das mulheres que contribuem para a cadeia produtiva, gerando emprego e renda, ao mesmo tempo em mantém vivas tradições culturais ancestrais.

São práticas que são mantidas vivas no cotidiano e na memória dos indivíduos e das comunidades de geração em geração, desde que foram trazidas do outro lado do Atlântico para o Brasil por famílias de imigrantes italianos e alemães. Essas práticas, repetições diárias que fazem parte do dia-a-dia de centenas de famílias, geram identidade, pertencimento e enriquecem a vida comunitária.

“Queremos identificar e documentar para promover as práticas culturais dessas mulheres”, explica Fernanda Pereira, especialista em Patrimônio Cultural do projeto. “Sabemos que o processo de preparo de vários alimentos por suas famílias tem forte traço cultural e acreditamos que têm todas as características de patrimônio cultural imaterial”, argumenta.

O inventário de referências culturais é um instrumento de conhecimento baseado em métodos internacionais de pesquisa que identificam e documentam práticas culturais de uma determinada comunidade. “A finalidade do nosso inventário é destacar o protagonismo das mulheres da região, mulheres que preservam a nossa cultura gaúcha ao mesmo tempo em que fortalecem a cadeia produtiva e a economia, gerando emprego e renda”, destaca Adriane Laste, coordenadora executiva do projeto.

Os encontros de apresentação da metodologia e identificação de pessoas a serem entrevistadas vão contar com a participação de representantes das prefeituras, Emater, associações das comunidades rurais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e entidades da sociedade civil.

O projeto “Inventário das referências culturais da área rural das cidades de Gramado, Canela e São Francisco envolvendo práticas culturais como o modo de fazer relacionado à expressão cultural alimentar desenvolvida e elaborada por mulheres descendentes da imigração italiana e alemã” foi selecionado no Edital de Concurso SEDAC PNAB RS nº 31/2024 – Memória e Patrimônio,

financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Pró-Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal -União e Reconstrução.

As entidades, associações e iniciativas da região que quiserem participar podem entrar em contato direto com Fernanda Pereira por whatsapp (61) 99259-224 ou e-mail: fernanda.fauzi@gmail.com