Vestido desenvolvido por Marília Valmorbida faz parte do projeto Tramas de Memórias
A estudante do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul Marília Valmorbida foi convidada para expor um look no Museu da Moda, localizado na cidade de Canela. A peça, um vestido, foi concebida pelo projeto desenvolvido pela acadêmica chamado de Tramas de Memórias.
A iniciativa foi desenvolvida a partir do concurso UCS/Cootegal, promovido em parceria com a Cooperativa Têxtil Galópolis, dentro das disciplinas de Criação em Design de Moda e Moulage Criativa. O projeto surgiu a partir de uma caixa de memórias da estudante, onde guardava objetos com significado, como suas bonecas de pano e camafeus. “Mesmo sendo de contextos diferentes, os itens têm em comum o fato de representarem histórias, tradição e o valor do trabalho feito à mão”, explica.
A oportunidade de expor o look deriva de uma visita realizada durante a disciplina de História da Moda ao museu. “Por conter muitos detalhes que remetem à história da moda, como o rufo e o corset, o meu projeto se encaixa com a ideia do local. É uma sensação muito especial ter um trabalho exposto no Museu da Moda, é algo que me emociona”, enaltece Marília.
