Canela,

19 de agosto de 2025

Anuncie

Operação Queimada apreende armas e investiga maus-tratos a animais em São Francisco de Paula

Compartilhe:

Patram também identificou irregularidades ambientais em propriedade rural

A Brigada Militar, por meio da 2ª Companhia Independente de Caxias do Sul, com apoio de efetivos do 1º e 2º Batalhões Ambientais (BABM), realizou uma ação em São Francisco de Paula após denúncia de maus-tratos a cães e posse irregular de armas em uma propriedade rural.

No local, os policiais encontraram um ambiente insalubre, sem água potável e sem alimento disponível para os animais. Dois cães estavam presos por correntes curtas, com costelas aparentes. Durante a vistoria, foram apreendidas duas espingardas calibre 12, munições, equipamentos de caça e partes de um javali abatido.

A fiscalização também identificou irregularidades ambientais, como o descarte de dejetos diretamente no solo, que escorriam para um açude, além do armazenamento inadequado de galões vazios de óleo combustível no terreno.

O responsável pela propriedade foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Após exame médico, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia para registro. A fiança foi arbitrada e posteriormente paga. As investigações sobre os possíveis maus-tratos a animais seguem em andamento.

A Brigada Militar informou que a Operação Queimada continua em execução, com foco na prevenção e repressão a crimes ambientais e situações de maus-tratos.

Fotos: Sgt PM Chaves, Sd PM Felipe, Sd PM Bonato
Texto: Sgt PM Chaves