Com o objetivo de promover reflexão e aprendizado sobre temas sensíveis à sociedade, a 15ª edição da Semana do Ministério Público da Rota da Serra foi realizada na noite de quarta-feira, 22 de outubro, na sede das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). O evento, promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), contou com o apoio da Faccat, por meio do curso de Direito, e teve como tema central a prevenção à violência extrema.
O procurador de Justiça Dr. Fábio Costa Pereira foi o palestrante da noite, que apresentou o projeto “Eu enxergo os Sin@is”, uma iniciativa do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do Ministério Público do RS (MPRS), com apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público. O projeto busca identificar sinais de risco e promover ações preventivas em contextos de vulnerabilidade social e educacional.
Durante a abertura, o diretor-geral da Faccat, Delmar Henrique Backes, destacou a relevância do tema e a importância de proteger as crianças e fortalecer os laços familiares. “A criança é o presente da sociedade, não é o futuro, ela precisa ser protegida de todas as formas. Quando organizamos a sociedade por meio das famílias, estamos também protegendo as crianças”, afirmou.

Já o presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FEEIN), Dr. Nicolau Rodrigues da Silveira, ressaltou a importância institucional do Ministério Público e seu papel ampliado na sociedade. “Graças à estrutura consolidada pela Constituição de 1988, o Ministério Público alcançou um nível de atuação fundamental para o equilíbrio social. Hoje, vai além de combater erros, assumindo uma função de desenvolvimento humano e filosófico da nossa sociedade”, pontuou.
Em seu discurso de apresentação, o presidente da Associação do Ministério Público, Dr. Fernando Andrade Alves, enfatizou o propósito do evento em fortalecer o vínculo entre o Ministério Público e a comunidade. “A Semana da Rota da Serra é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel do Ministério Público e semearmos o pensamento crítico sobre temas que exigem atenção constante, como a violência extrema”, ressaltou.
O encontro contou com a presença de autoridades e representantes do Ministério Público, da Faccat e da região, entre eles: o secretário-geral do MP, Dr. João Ricardo Santos Tavares; o vice-presidente da AMP/RS, Dr. Reginaldo Freitas da Silva; o coordenador do Núcleo Rota da Serra da AMP e promotor de Justiça de Igrejinha, Dr. Evandro Lobato Kaltbach; o coordenador do curso de Direito da Faccat, Prof. Dr. José Alcides Renner; e a coordenadora adjunta do curso, Prof.ª Dr.ª Miriam Helena Schaefer.

Também participaram promotores de Justiça de diversas cidades da região, entre elas Porto Alegre, Taquara, Parobé, Sapiranga e São Francisco de Paula, além de acadêmicos, professores, advogados e egressos da Faccat.
Texto e crédito de fotos: Claucia F. da Silva/Faccat