Canela,

20 de novembro de 2025

Anuncie

Novembro tem programação gratuita de oficinas de Culturas Populares em Canela

Compartilhe:

Imagens: divulgação

Atividades envolvem capoeira, reciclagem, artesanato e percussão, abertas ao público

O mês de novembro trouxe uma série de oficinas gratuitas voltadas às Culturas Populares em Canela, ampliando o acesso da comunidade a saberes tradicionais e manifestações culturais. Nas últimas semanas, o Bloco Sebo nas Canelas – A história continua promoveu atividades que valorizaram expressões presentes no cotidiano dos canelenses. Entre elas, uma oficina de escrita criativa na Pastoral do Idoso, conduzida pela escritora e jornalista Patricia Viale, e uma atividade de artesanato kaingang no CRAS do Canelinha. Também houve aula de capoeira na turma do EJA da Escola Santa Terezinha, com o instrutor Itamar Pacheco.

O projeto, promovido pela produtora Movimento É Arte e realizado com recursos do PNAB RS de Culturas Populares, agora oferece novas ações abertas ao grande público. Neste sábado, a programação da Feira + Verde — organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Canela — contará com palestra sobre reciclagem de resíduos, ministrada por Adriana Kirch, coordenadora da Cooperativa dos Catadores (COOCAMARH), além de oficina de capoeira. Ambas terão tradução em Libras.

A agenda segue com uma oficina de percussão no bairro Padre Franco, marcada para o dia 22 de novembro, aberta a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição: basta comparecer alguns minutos antes do início das atividades.

A iniciativa foi aprovada no edital Sedac/PNAB 29/2024 – Culturas Populares e é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, contando com apoio da Prefeitura de Canela.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil @blocosebonascanelas.