Canela,

4 de dezembro de 2025

Anuncie

Cabelo

OPINIÃO FORTI

Márcio Diehl Forti

Lá Vêm os Pensamentos Intrusivos de Novo!

Compartilhe:

Terça-feira, meio da tarde. Preciso ir a Gramado e voltar. Coloco no Waze e aparece quase meia hora para percorrer 7 quilômetros. Compromisso é compromisso, penso eu. Entro no carro refletindo que, às vezes, gostaria de não cumprir alguns compromissos — ainda mais quando um trajeto que normalmente leva 10 minutos vai demorar trinta, justamente porque alguns governantes não cumprem os seus: seja com a verdade, com o bom senso ou até mesmo com a hombridade que deveriam ter.

No meio do trajeto, toca Armandinho no rádio, está na Clube. Lembro que tenho que apresentar o programa das 18 horas e ainda não sei qual filme ou série vou indicar. Recordo que acabei de ver Tremembé, série que mostra famosos criminosos no presídio paulista. Imagino como seria uma “Tremembé de Canela”, o sucesso que faria após a Cáritas. Volto à realidade: o Waze mostra que os 30 minutos virarão 35. O que se pode fazer em cinco minutos? Já vi o Inter perder e ganhar jogos depois que o juiz levantou a placa dos acréscimos. Aliás, que situação horrível vive o Inter. Tenho saudade do Nilmar: ele faria os gols que o Borré errou. Nilmar era veloz, chegaria correndo muito mais rápido que eu de carro hoje até Gramado.

Andei uns 600 metros, agora toca Miley Cyrus. Lembro que a carreira dela começou no Disney Channel. Por sinal, pago caro pela assinatura do streaming da Disney. Fico pensando: será que não há desconto para moradores? Afinal, segundo o nosso prefeito, agora moramos na terra do Walt! Falando em desconto, fui ao novo Parque do Caracol e está ótimo. Quem reside aqui ou em Gramado não paga para entrar e ainda tem desconto no estacionamento. E há muita gente que não vai, mas mesmo assim reclama. Que coisa: quando precisa pagar, acha absurdo; quando não precisa, não aparece.

O trânsito fluiu, estou quase chegando em Gramado. Passo pela conversão em frente à farmácia Panvel. Ali era o Botequim Santana. Saudades daquela época. Onde anda o Guinter, patrimônio do local? Essa conversão tem proibição de retorno e, mesmo assim, metade dos carros faz. Nunca vi ninguém ser multado. Aliás, se multassem quem se atravessa nas rótulas, Eduardo Leite arrecadaria mais do que criando 70 praças de pedágio. Falando em pedágio, saudade de pagar indo para Santa Catarina. Queria estar na praia, mas este ano nasce minha Cecília. Será que ela vai gostar de areia como o pai ou terá nojinho como a mãe?

Cheguei em Gramado. A decoração está bonita, né? Tenho inveja: queria que Canela tivesse um ginásio legal. Saudades de jogar futsal. Eu era bom quando guri, fazia muitos gols. Meu amigo Testinha era freguês, mas bom goleiro. Vamos juntos agora em fevereiro ao show do AC/DC em São Paulo. Podia ter AC/DC em Canela, imagina: show na praça, todo mundo feliz, abertura com o Lá Mafia. O Binho, Fabiano Faes, é guitarrista do Lá Mafia, só tocam Charlie Brown. O Binho saiu do governo, saiu bastante gente para um primeiro ano, né? Será que, se o Chorão estivesse vivo, faria um show andando de skate no Parque do Lago? Parece que vai ter quadra de futebol sete lá, emenda do Danrlei. O Danrlei virava o demônio em Grenal. O D’Alessandro também. De novo me lembrei do Inter… que saco isso.

Voltando para Canela, toca Queen. Freddie Mercury era genial. Falando em genialidade, penso na turma da D’arte. Eles já fizeram o Natal em Canela e hoje atuam em diversas partes do Brasil. São geniais também. O Cadorin canta demais. Freddie também cantava muito. O filme sobre sua história é excelente. Podia ter um filme de Canela. Qual seria o nome? A Revolta do Álcool Gel? O Massacre da Choca Elétrica? Curtindo uma Tigrada Adoidado?

Passando pelo pórtico, vejo que a obra do novo hospital está andando. Canela e Gramado deveriam ter um grande hospital regional, na estrada entre as duas cidades. Será que há um terreno adequado para isso? Quanto custará um terreno na praia? Eu queria ter uma casa lá. A mãe da Cecília não gosta de areia, então teria que ter piscina. Olha, o Joninhas tocou Bob Marley. Tenho muitos amigos fãs dele. Gostaria de tê-lo conhecido. Suas músicas transmitem paz.

Já cheguei ao centro de Canela. Por que diabos as renas estão de costas para a igreja? Existe criação de renas no Brasil? Acho que criar boi dá mais retorno. Me deu vontade de comer churrasco. Acho que vou assar uma costela hoje à noite. Saudades de fazer um costelão com os amigos. Nossa igreja é tão linda. A descida do Papai Noel sempre é demais. Falta menos de um mês para o Natal. Preciso comprar um chester. Nunca vi um chester vivo, acho que é lenda. Falando em lenda, lembrei do Domo. Iria revolucionar a cidade. Acho que no terreno do Domo poderia sair o hospital que mencionei. Cheguei à rádio. Vou falar de Tremembé mesmo no programa. Voltei à realidade: demorei 10 minutos no compromisso e 50 no trânsito. Uma hora passa voando, né? Como estarão as licitações para a Páscoa e o Teatro de Bonecos? Logo chega a época. Preciso arrumar tempo para organizar meu armário. Chega, preciso trabalhar. Acho que vou deixar o armário para o ano que vem. Ano que vem tem Copa, eleição, 11 feriadões. Em 2027 eu penso no armário!