Um movimento que partiu da comunidade de Canela tem deixado as ruas da cidade mais coloridas e bonitas. As figuras natalinas que enfeitam os pergolados de madeira da Avenida Osvaldo Aranha estão recebendo um novo layout. Quem lidera a iniciativa é o ilustrador canelense João Pedro Bohrer que, de forma voluntária, contribui com a parte lúdica da decoração do 38º Sonho de Natal de Canela.
Conforme João Pedro, que utiliza o nome artístico de Zota Pe, a proposta surgiu após observar as peças decorativas e perceber que elas poderiam carregar a identidade dos artistas canelenses. “Minha intenção é deixar um legado, para que os artistas da cidade possam contribuir com a decoração e para que ela tenha uma identidade local”, explica.
A proposta foi apresentada à Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e prontamente atendida pelo secretário titular da pasta, Athos Cunha. A Secretaria discutiu o projeto com a empresa licitada para a decoração do evento, que concordou em disponibilizar o material necessário para a personalização das peças. “Nossa cidade possui uma grande riqueza cultural e queremos resgatar essa identidade nos eventos. Assim como ocorre na Aldeia do Sonho, onde os artistas locais são valorizados, poder contar com a marca da cultura canelense na decoração traz um toque especial ao evento”, ressalta o secretário.
Para a execução do novo layout, Zota Pe convocou outros artistas e amigos da cidade para auxiliá-lo no trabalho. Entre os voluntários estão os irmãos Gabriel e Júlia Canai, de 20 e 14 anos, respectivamente. “Queremos contribuir com a decoração da cidade, deixando-a mais bonita e atrativa para todos. E nada melhor do que contar com o olhar e a sensibilidade de artistas daqui”, disseram os voluntários durante a pintura que ocorria no Centro, nesta sexta-feira, dia 19.
Texto e foto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela