Com o objetivo de qualificar os serviços e tornar o atendimento cada vez mais humanizado, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, viabilizou a participação de servidoras no curso de capacitação “Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiências e Transtornos Mentais”. A qualificação aconteceu na sexta-feira, dia 19.
A capacitação contou com a participação da cirurgiã-dentista Gabriela Nogueira e da auxiliar em saúde bucal Ana Maria Ferreira e foi promovida pela Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS), em cooperação técnica com o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Faders – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS.
Como etapa final do curso, as servidoras apresentaram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com foco na realidade local, intitulado “Análise de Barreiras e Propostas de Adaptação do Ambiente Odontológico para Pacientes com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O estudo identificou obstáculos físicos e sensoriais existentes nas unidades de saúde do município e propôs soluções viáveis, entre elas: ajustes no ambiente, estratégias para tornar o consultório menos estimulante do ponto de vista visual e sonoro, mais acessibilidade com identificação de barreiras arquitetônicas que dificultam o acesso dos pacientes, e definição de protocolos para reduzir a ansiedade e garantir maior segurança clínica durante os atendimentos.

A entrega do trabalho contemplou a conclusão das 160 horas de capacitação.