Após a disponibilização da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destinado às gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Canela informa que o imunizante está sendo aplicado em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A vacina é destinada às grávidas a partir da 28ª semana de gestação e tem o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de vida contra a bronquiolite – uma das principais causas de morte entre bebês e maior responsável pela hospitalização deles no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Canela, Magali Cavinato, vacinar as gestantes é uma estratégia importante para que os bebês nasçam imunizados contra a bronquiolite, evitando casos graves da doença na primeiríssima infância (até os 3 anos de idade). “A aplicação é feita em dose única, gratuitamente pelo SUS, a partir das 28 semanas de gestação”, destaca a enfermeira.
As salas de vacinação das UBSs atendem ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Para receber a dose, a grávida deve apresentar a carteira de vacinas e de gestante, além de um documento de identidade.
Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela