Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a cidade de Salvador sediou o 13º Berimbau de Ouro, evento reconhecido como o “Oscar da Capoeira” na Bahia. A iniciativa tem como uma de suas principais finalidades homenagear mestres capoeiristas que dedicam suas vidas à arte, dentro e fora do Brasil.
Representando a capoeira da serra Gaúcha e o Rio Grande do Sul, o Grupo de Capoeira Liberdade esteve presente na cerimônia. Na ocasião, o Sr. Paulo Sérgio Nunes da Silva, conhecido como Mestre Chocolate um dos fundadores do grupo, recebeu a premiação do Berimbau de Ouro, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição à capoeira.
Mestre Chocolate esteve acompanhado de seu aluno Ubirajara Elias de Moura, o Mestre Birinha, além dos professores Itamar Joaquim Pacheco, Edson Inácio Koplin e Flávio Venites Lopes, todos alunos formados pelo grupo que atuam nas cidades de Canela e Gramado. Eles representam algumas das cidades onde o Grupo Liberdade desenvolve as suas atividades.
A participação e a premiação foram consideradas um momento importante e significativo para a capoeira da Serra Gaúcha e do Estado. Durante a passagem por Salvador, o grupo também visitou importantes pontos históricos ligados à capoeira, como a Rampa do Mercado Modelo, o Forte Santo Antônio Além do Carmo e a Ladeira do Pelourinho, entre outros locais reconhecidos pelo simbolismo, pela história e pela resistência cultural.
