A Câmara Municipal de Gramado recebe, a partir do dia 4 de maio, a exposição Miniarte Surreal. A mostra será realizada na Galeria de Artes Maria Helena Drechsler de Oliveira, localizada no saguão da Casa do Povo, em Gramado.
A exposição reúne mosaicos multicoloridos e internacionais formados por mais de uma centena de trabalhos, entre obras de arte e poesias. A proposta promete levar sensibilidade, criatividade e diferentes interpretações aos corredores do Legislativo gramadense.
Criado em 2003 pela artista gaúcha Clara Pechansky, o Projeto Miniarte Internacional já realizou 53 edições em cinco continentes, reunindo mais de 3 mil artistas de 37 países. Agora, a mostra chega à 54ª edição.
Nesta edição, o tema escolhido é “Surreal”, que deu liberdade criativa aos 107 participantes. A exposição reúne artistas visuais e escritores de países como Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Holanda e México.
A coordenação geral permanece com Clara Pechansky, enquanto a curadoria local é assinada pela artista gramadense Rita Gil. Segundo Rita, a mostra proporciona uma experiência única ao público, com diferentes sensações e interpretações a cada visita.
Desde 2011, a Miniarte vinha sendo apresentada no Centro Municipal de Cultura de Gramado. Neste ano, passa a integrar a agenda da Galeria Maria Helena Drechsler de Oliveira, espaço que homenageia a professora gramadense conhecida como Lela, falecida em 2021.
Ao longo de mais de duas décadas, a Miniarte percorreu 20 países e se consolidou como referência internacional no intercâmbio cultural. Tradicionalmente, novas coleções estreiam em Porto Alegre e seguem para cidades como Gramado e Caxias do Sul.