Na tarde de sábado (15), aconteceu a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, ministrado pela Brigada Militar que formou 360 alunos de oito escolas de Canela.
As escolas que receberam o programa foram Adolfo Seibt, Neusa Mari Pacheco, Danton Corrêa da Silva, Bertoldo Oppitz, Dante Bertoluci, João Alfredo Corrêa Pinto, Severino Travi e Santa Terezinha.
O programa, desenvolvido pela Brigada Militar, é a ação conjunta entre policiais militares, professores, estudantes, pais e a comunidade, para desenvolver estratégias de resistência às drogas com os alunos para prevenir e reduzir o seu uso indevido e também prevenir a violência.
A solenidade ocorreu no ginásio do SESI e contou com a presença de autoridades civis e militares. Dentre as autoridades do evento estavam o Tenente Coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves, Comandante do 1º BPAT, Major André Lima da Silva, Subcomandante do 1º BPAT, Capitão Jorge Maurício Mascarin, Comandante da Cia de Canela, Gilberto Tegner, Secretário Municipal de Educação de Canela, e a comunidade que também prestigiou o evento.
Durante a cerimônia os alunos que se destacaram com suas redações sobre as aulas foram agraciados com a premiação de uma bicicleta.
A importância do programa ficou evidenciada nas palavras da aluna do 5º ano da escola João Alfredo Corrêa Pinto, Francine Rocha, 11 anos, “Acho o programa muito legal, porque ensina a ficarmos longe de locais perigosos, longe das bebidas e das drogas. Gostei muito de aprender a canção do Proerd e de ter aulas com o Sargento Dornelles também”.

Foto: Sérgio Rocha
Todos os alunos receberam as medalhas e certificados de conclusão. Eles cantaram a música do Proerd juntamente com o mascote Leãozinho. Na sequência, houve o juramento do compromisso: “Eu, aluno do Proerd, prometo aos meus pais, aos meus professores, as autoridades e a comunidade presente, ficar longe das drogas e não praticar a violência”.
O Tenente Coronel Wagner destacou o apoio dos pais para o sucesso do Proerd: “Agradeço aos pais por entregarem em nossas mãos seus bens mais preciosos: suas crianças. São esses nossos tesouros, nosso futuro, futuro de Canela, futuro do RS, futuro do Brasil’’. O oficial também acrescentou sobre os possíveis efeitos que o programa do PROERD faz na vida das crianças: “Percebemos nas redações dos alunos que é algo de muito importante onde diziam que com o Proerd eles tem no futuro a oportunidade de serem melhores, isso é sinal que o programa está fazendo efeito e esse sentimento é muito gratificante’’.
As aulas foram ministradas pela Tenente Robriane Dalsin e o Sargento Bento Dornelles.
Atualmente o PROERD é executado em mais de 60 países. No Brasil, todos os estados são agraciados com o programa. No Rio Grande do Sul já foram formados mais de 1 milhão e 200 mil alunos, mostrando a força e a integração do programa junto à comunidade.
Fotos: Al Sd Wagner Gosmão