Canela,

1 de setembro de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha: Barragem no Paranhana e mais

Compartilhe:

Chegamos ao oitavo ano
Dizem, os brasileiros, que o ano começa só depois do Carnaval.
Aqui na Folha isso é verdade, pois, apesar de já termos circulado nove edições este ano e trabalhado muito em nosso portal da internet, é nesta sexta (8), que começa o nosso oitavo ano de atividades, quando a Folha faz o seu sétimo aniversário.
Foi lá em 8 de março de 2012 quando circulamos a nossa edição n.º 1. Temos muito orgulho do caminho trilhado até aqui, dos leitores, amigos e parceiros conquistados. Sabemos que resta um longo caminho pela frente, mas temos também a certeza que este “olhar diferente” na maneira de fazer comunicação, que nos acompanha desde 2012, é que torna a Folha o veículo de comunicação que mais cresce na região.
A equipe da Folha de Canela quer agradecer, de coração, a todos que prestigiam nosso trabalho.
Seguimos juntos, seguimos fortes e que venha um novo ano de muitas realizações!

Números
Foram 353 edições da Folha de Canela, 41 do Jornal de Canela, além das publicações esporádicas, como a Revista Hortênsias e o Guia Folha de Negócios, e diversos eventos realizados ao longo do ano.
São dois mil exemplares impressos distribuídos gratuitamente e 2500 leitores da edição virtual.
Foram mais de 5000 matérias publicadas na internet. São milhares de seguidores nas redes sociais.
São cerca de 100 mil usuários com 150 mil acessos mensais ao Portal da Folha.
Temos consciência da enorme responsabilidade adquirida junto com esta credibilidade. É por isso que a Folha se transforma, sempre se adequando a novas formas de comunicação, sempre utilizando ferramentas modernas e buscando fazer o melhor para o seu leitor.
Em 2019, claro, vem mais novidades por aí!

Dia da Mulher
Quero deixar minha homenagem a todas as mulheres, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Vocês são demais e merecem todo o nosso reconhecimento.
Um carinho especial à minha esposa, Bethy, e minhas filhas Francine e Helena, as mulheres de minha vida!
Em todas as áreas, as melhores pessoas que conheci eram mulheres. Pena que ainda tenha que existir uma data para reconhecer a mulher pelo seu gênero e não pela sua capacidade.
Mas estamos evoluindo, um dia, quem sabe, chegamos lá.

Feriados x dias úteis
Você está recebendo uma edição reduzida, tivemos um dos maiores feriados do ano, o de Carnaval, onde até mesmo as notícias param, a não ser as sobre bundas, amassos de famosos e enredos de escolas de samba.
Ainda temos mais sete feriados em meio de semana neste ano. Contando os estaduais e municipais, teremos 10. Isso quer dizer que dos 365 dias de 2019, 115 são finais de semana ou feriado, praticamente um terço do ano.
Ao todo, no Brasil, são 12 feriados nacionais. No mundo, o país aparece na sétima posição, ao lado de África do Sul, Peru e Grécia, dentre os com mais feriados.
Para efeito de comparação, Alemanha e Estados Unidos têm 10, Reino Unido tem 8 e o México tem 7.

Sem água no feriado
Sabe o que faltou neste Carnaval, em Canela? Água!
Grande Corsan! Parabéns!
O mesmo papo furado de sempre de investimento, de isso e aquilo, e, quando toda a população está em casa no feriado, falta água praticamente o dia inteiro.
E eu que sou o chato que pega no pé da coitadinha da companhia né?
Aí quando o jornalista expõe a nítida, clara e límpida incompetência, os caras ameaçam acionar judicialmente.

Barragem no Paranhana
Somente ontem (7), aos 49 do segundo tempo, tive acesso a parte do projeto da construção de uma barragem no Rio Paranhana. Conversei com o responsável técnico sobre o empreendimento e tive acesso a algumas imagens e mapas.
Hoje (8), à tarde, acontece uma reunião, na Câmara de Vereadores de Três Coroas, para tratar sobre o tema, a qual devo acompanhar.
O tema é polêmico, ainda devemos ouvir muito sobre o assunto, minha ideia é preparar uma matéria especial para a edição impressa da Folha de Canela da próxima semana.
Mas, e sempre existe um mas em tudo, neste primeiro momento, do pouco que vi e tive acesso, acredito que o uso do Rio Paranhana para a prática de esportes como o rafting e a canoagem não vai ser inviabilizada. Sendo assim, começo a ver com bons olhos o projeto de implantação da CGH – Central Geradora Hidráulica.
Claro, convém esperar as cenas dos próximos capítulos, mas o que vi até aqui me diz que pode ser um projeto promissor.