Canela,

27 de julho de 2024

Anuncie

As radionovelas estão de volta em Canela

Compartilhe:

Foto: Sérgio Azevedo

Lisi Berti e a Rádio Clube AM tazem os programas de volta, a partir do próximo domingo

O rádio chegou no Brasil em 1923 despertando paixões.  Em seus oitenta anos de existência, o rádio brasileiro lançou modas, ultrapassou barreiras geográficas, revolucionou práticas cotidianas, inventou e consolidou gêneros de programas de enorme sucesso.

Nas décadas de 1940 e 1950, o número de emissoras de rádio cresceu vertiginosamente, exercendo uma atração tal sobre o público ouvinte que fez com que o período entrasse para a história como os “anos dourados do rádio brasileiro”. As radionovelas ocuparam um lugar de destaque neste período. Em Canela, não foi diferente. Por aqui atores também davam vida a diversos personagens num programa que ia ao ar todos os domingos.

Participando do Projeto Canela, Mulheres e Histórias, o Estúdio de Pesquisa Teatral entrevistou Roma Vaccari, no auge dos seus quase 90 anos, uma das primeiras atrizes e dramaturgas da cidade, que participava das radionovelas da Clube. Inspirados pela história e pelos textos da autora, Lisiane Berti (foto) e os alunos do Estúdio, em parceria com a Clube, decidiram retomar essa programação, em um novo formato, não mais ao vivo, para que as novas gerações que desconhecem uma novela radiofônica, onde a imaginação individual complementa a ausência das imagens, possam ouvir e se deliciar com os vilões e heróis nas tramas.

No próximo domingo, 17, às 14h, irá ao ar, pela Clube AM, sintonizando a 1320, a primeira radionovela desta iniciativa: “O Escravo”. Escrita em 1947 por Roma Vaccari, que também foi ao ar na década de 50, marcará a retomada desta programação que ocorrerá todos os domingos na Clube AM com novas histórias, personagens, com textos ficcionais radiofônicos, no qual os ruídos, a música e os recursos de voz são muito mais importantes do que em outros meios.

Canela, Mulheres e Histórias e, homenagens

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, ocorreu a abertura oficial do Projeto Mulheres em Cena que este ano tem a temática “Canela, Mulheres e Histórias” coordenado pelos artistas André Guedes, Edel Ramos, Míriam Torres, Lisiane Berti e Rita Reis.

Foto: Reprodução – Espetáculo “Olga” foi um dos apresentados no projeto

Além dos espetáculos que ocorreram desde o dia 9, no próximo sábado, 16, às 10h, na Feirinha Orgânica, 13 mulheres que contaram suas histórias no projeto, que este ano tem como tema “Canela, Mulheres e Histórias”, serão homenageadas num café cultural. São elas: Ana Glenda Viezzer, Roma Vaccari, Erena Thomas, Alda Gil Alves, Nadyr Simões, Cleusa Paim Ferreira, Heloiza Zuffo, Tânia Cristófoli Aguiar, Joana de Moraes, Leila Maria Guimarães Fialho. Haide Maria Gil, Lisi Costa e mais uma mulher que não pode ter seu nome revelado, pois sua história envolve violência de seu marido e o caso está na justiça.

O Projeto Mulheres em Cena conta com apoio de Estratégia Comunicação e Marketing, Rissul Supermercados, Supermercado Forrageira, e Parque Terra Mágica Florybal, entre outros.