Canela,

26 de dezembro de 2025

Anuncie

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na quarta-feira

Compartilhe:

Na primeira fase, crianças entre 1 e 6 anos e gestantes em qualquer período gestacional serão priorizadas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização foi antecipada cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha se iniciava na segunda quinzena de abril.

Na primeira fase da ação, serão priorizadas crianças de 06 meses até 6 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto. A escolha desse grupo foi baseada na maior vulnerabilidade.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas com comornidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e detentos.

As vacinas estarão à disposição na UBS Dr. Harry Rössler Heckman no bairro Canelinha, na UBS Dr. Esmeraldo Mendes Pereira no Leodoro de Azevedo, na UBS Dr. Ruy Vianna Rocha no Santa Marta e na UBS Guilherme Oscar Bauer no São Luiz. Na UBS Dr. Pedro Sander localizada no Centro, as vacinas só serão aplicadas na segunda fase da campanha, focando no público adulto.

A campanha que segue até 31 de maio, terá o Dia D, no dia 4 de maio, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde do: Centro Materno Infantil, Canelinha, Leodoro de Azevedo, São Luiz e Santa Marta e a Unidade Móvel estará na Praça João Corrêa.

A vacina da gripe esta composta por três cepas da influenza: A(H1N1), A (H3N2) e B, estas cepas são escolhidas baseados em estudos realizados a cerca dos vírus circulantes no ambiente em que vivemos, a Vacina é Trivalente. A importância da vacinação dos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficacia da vacinação apresentou resultados satisfatórios, consequentemente levou a redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos.