Com a apresentação das 15 músicas finalistas do 9 º Festival de Música de Gramado, a última noite do evento teve uma grande celebração dos talentos musicais da cidade e de várias regiões do Estado. O vice-prefeito, Evandro Moschem, o secretário de Cultura, Allan John Lino, o secretário Adjunto de Cultura, Milton Ramisch, e a vereadora Manu da Costa prestigiaram o encerramento do festival, com a entrega dos troféus aos vencedores.
Em três dias de Festival, aconteceram 45 apresentações de canções classificadas nas etapas municipais, estaduais e final, sempre com entrada gratuita para o público. Entre os gêneros inscritos no evento, estiveram o rock, música gaúcha e MPB.
Os jurados que selecionaram as músicas inscritas e escolheram os vencedores foram o cantor e compositor Duda Calvin, vocalista da banda Tequila Baby, Samuca do Acordeon, e Victor Hugo, artista revelado no ciclo dos festivais nativistas e ex-secretário Estadual de Cultura e Turismo do Rio Grande do Sul.
Ao final da noite memorável, Tequila Baby fez um show Acústico 25 anos, animando o público presente com os grandes hits da banda para fechar o festival com chave de ouro.
Confira a seguir a lista completa de ganhadores:
Rock N’ Roll
1ª lugar – “Antiga Casa” – Pedro Alexandre / Dóris Encrenqueira
2º lugar – “Canção do Andarilho” – Jonatas Dinnebier
Música Gaúcha
1ª lugar – “Laço Perfumado” – Pepeu Gonçalves
2º lugar – “Quatro Fronteiras” – Claudio Vera Cruz
MPB
1ª lugar – “Amadurecer” – Ástrid Godoy
2º lugar – “No Balanço do Compasso” – Brunno Bonelli
Música Mais Popular
“Canção do Andarilho” – Jonatas Dinnebier
Melhor Arranjo
“Hospício de Emoções” – Guilherme Ferrari
Melhor Intérprete – Ástrid Godoy
Melhor Instrumentista – Jandreas Crischi
Melhor Letra – “As Vozes que Vem do campo” – Roberto Ornes