Canela,

26 de dezembro de 2024

Anuncie

Dia de Campo Socioassistencial reúne participantes da região das Hortênsias

Compartilhe:

O Dia de Campo Socioassistencial realizado pela Emater/RS-Ascar na tarde de quarta-feira (30) no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetanp) de Nova Petrópolis reuniu cerca de cem participantes dos municípios de Gramado, Canela, Picada Café, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Em quatro estações, extensionistas da Emater/RS-Ascar trabalharam assuntos pertinentes às famílias, como o empreendedorismo rural. Nesta estação, foram abordadas as oportunidades de empreendedorismo no meio rural, especialmente para os jovens e mulheres, como agroindústria, artesanato, Turismo Rural e a produção de alimentos orgânicos ou diferenciados, bem como a importância da qualificação da produção, como forma de geração e renda e qualidade de vida no meio rural.

Embora não sejam cultivadas e ainda pouco utilizadas, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) são muito nutritivas e saborosas e geralmente não têm custo. A fim de que os participantes pudessem conhecer e até cultivar essas plantas, as extensionistas apresentaram algumas espécies, como capuchinha, cara moela, ora-pro-nóbis, yacon, peixinho da horta e caruru, destacando suas propriedades nutricionais, partes utilizadas e repassaram receitas simples para melhorar a alimentação das famílias aproveitando as Pancs.

Em outra estação, o foco foi a sanidade e manejo de bovinos com a finalidade de produzir leite de qualidade e evitar zoonoses (doenças comuns aos animais e humanos). Os extensionistas trataram das causas da resistência a medicamentos e algumas estratégias que podem ser adotadas, a importância de atentar para a carência dos produtos utilizados e a dosagem e vacinações obrigatórias ou necessárias nas propriedades.

Ainda foram repassadas orientações para o consumo seguro do leite e seus derivados, enfatizando a importância de o produto lácteo passar por um tratamento térmico (pasteurização) para dar segurança no consumo, bem como de realizar testes anuais de brucelose e de tuberculose (zoonoses) nos rebanhos, além dos cuidados na produção e consumo de queijos de leite cru.