Canela,

4 de agosto de 2024

Anuncie

Vereador Renan reforça necessidade de centro animal em Gramado

Compartilhe:

Projeto foi apresentado há um ano à Prefeitura

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

O Vereador Renan Sartori (MDB), conversou com a reportagem da Folha na última semana. Ele defende uma política de castração e de controle animal em Gramado, para a redução da população de cães e gatos nas ruas do município e controle de zoonoses.

O projeto sujestão do Centro de Bem-Estar Animal foi apresentado à Prefeitura, há um ano. A intenção é que seja criado um espaço próprio do Município destinado ao atendimento e castração de animais de rua, comunitários e de famílias.

“Em razão dos elevados gastos que o Poder Público vem desembolsando com a causa animal nesta Cidade, tal medida seria oportuna. Nesse sentido, importante frisar que, independentemente de ser a causa animal de extrema importância, a redução de custos ao cofre Municipal é medida de urgência. Hoje, Gramado não dispõem de um Canil Municipal adequado e incentiva de forma tímida as adoções e a castração dos animais. Ainda, é desembolsado um alargado valor de aluguel para funcionamento do referido Canil, uma vez que o terreno onde ele funciona não é de propriedade do Município”, disse.

A sugestão apresentada pelo vereador traz alternativas de locais de instalação e propostas de como seria este espaço físico, composto por clínica veterinária de baixa complexidade e alojamento para 50 (cinquenta) animais (cães e gatos).

O valor estimado para implantação do Centro totaliza R$ 851.232,00 e, de acordo com visita realizada ao Centro de Bem-estar Animal de Canoas, a despesa com equipe técnica, alimentação, equipamentos, medicação, material cirúrgico, contas fixas (água, luz, telefone) para operação daquele local perfaz R$ 180.000,00 reais/mensais.

O projeto traz ainda algumas fontes de receitas, que auxiliariam na instalação e manutenção do centro, tais como emendas parlamentares, conversão do valor da multa ambiental aplicada por órgãos ambientais federais (IBAMA, ICMBIO), estaduais (FEPAM) em serviços de preservação, de melhoria e de recuperação da qualidade do meio ambiente e acordos judiciais do Ministério Público Estadual com réus para suspensão de processos.

Renan citou como exemplo o Centro de Bem-Estar Animal do Município de Canoas/RS, que hoje é o responsável pela fiscalização de animais domésticos em situação de maus-tratos; promoção para adoção de animais de rua; educação para a guarda responsável pela fiscalização, consultas clínicas e castrações previamente agendadas. “Nesse Centro, são atendidos somente animais de famílias de baixa renda, desde que cadastradas no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico”, explicou.

Vereador Renan Sartori (MDB)

Fotos: Divulgação/CMV Gramado