Canela,

31 de julho de 2024

Anuncie

Castelli lançará e-book com pesquisa histórica sobre Ove de Chocolate chegou na Páscoa

Compartilhe:

A História da Páscoa: Da Deusa Eostre ao Ovo de Chocolate é um e-book que tem pesquisa e texto de Jumar S. Pedreira, que fez uma viagem no tempo e nos revela muitas informações importantes, históricas sobre a Páscoa desde os primórdios, muito antes da era cristã, até o ovo de chocolate, que conferiu um viés mais comercial às comemorações da Páscoa.

Dividido em 6 capítulos o e-book aborda a Páscoa em cada contexto histórico.

§ Capítulo 1 – Aspectos Mitológicos

§ Capítulo 2 – A Páscoa Judaica (Pessach), a Páscoa Cristã Romana e a Páscoa Cristã Ortodoxa

§ Capítulo 3 – A Lenda da Lebre e dos Ovos Pintados como Símbolos da Páscoa

§ Capítulo 4 – Sobre Ovos e Coelhos

§ Capítulo 5 – O Chocolate e a Igreja Católica

§ Capítulo 6 – A Origem do Ovo de Chocolate

A Páscoa judaica, Pessach, significa “passar por cima”, referência aos primogênitos dos judeus salvos da 10ª praga proferida por Deus ao povo do antigo Egito. Também celebra o êxodo até a terra prometida de Canaã e mantém acesa a lembrança da escravidão vivida pelos judeus no Egito, como forma de não repetição no futuro, uma celebração à liberdade.

A Páscoa cristã, romana e ortodoxa, com suas origens e tradições herdadas do Pessach, representa a ressurreição de Jesus Cristo, a passagem da morte para a vida, razão pela qual também está associada à ideia de “passagem”. Esse primeiro volume do e-book, que está disponível gratuitamente, História da Páscoa: da Deusa Eoestre ao Ovo de Chocolate, destacou o momento em que o primeiro ovo de chocolate aparece na Páscoa. Oficialmente o primeiro registro histórico do cacau e do chocolate, foi em Bristol, na Inglaterra, em 1873, lançado pela empresa britânica J.S. Fry & Sons, tornando-se quase 150 anos depois o maior símbolo comercial da Páscoa. Ovos e coelhos são símbolos modernos da Páscoa cristã, provavelmente ressignificados dos cultos pagãos da mitologia nórdica da deusa Eostre, pelo papa Gregório I, no século XII.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O uso do chocolate nas festividades da Páscoa tem sua licença histórica nas discussões entre eclesiásticos e leigos, que duraram mais de dois séculos e meio, para se entender se o produto, originário da Nova Espanha, atual México, quebrava ou não o jejum da Quaresma. O volume II do e-book, a ser lançado em 2022, irá abordar a história da Páscoa moderna a partir da produção do primeiro ovo de chocolate, com destaque especial à Páscoa brasileira.

A Castelli Escola de Chocolataria, instituição de ensino onde o autor também é professor, parabeniza a iniciativa e deixa acessível o E-book História da Páscoa: da Deusa Eoestre ao Ovo de Chocolate, para os interessados o baixarem gratuitamente, no Blog Chocolatear da escola: https://castelliescolachocolataria.com.br/blog. O autor disponibiliza seu e-book em sua página MFSP Marketing: https://mfsp.com.br Sobre o Autor: Jumar S. Pedreira é especialista em gestão e engenharia de produtos pela Escola Politécnica da USP, consultor da MFSP Marketing e professor de história e cultura do cacau e chocolate da Castelli Escola de Chocolataria.