Canela,

30 de julho de 2024

Anuncie

Canela – Retorno das aulas presenciais da rede municipal é marcado por tranquilidade e segurança

Compartilhe:

O retorno às aulas na rede municipal é opcional e válido aos estudantes que os pais e responsáveis assinaram o registro dessa preferência por escrito

Após um período de espera em razão da pandemia, os alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais de Canela retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (3). Saudade e alegria foram os sentimentos de alunos e professores no primeiro encontro.

Para trazer segurança a comunidade escolar, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer planejou a volta da educação infantil em turnos. Metade deverão estar em sala de aula pela manhã e a outra metade na parte da tarde. Já o ensino fundamental retornou no sistema híbrido: os 1º, 2º e 3º anos do turno integral, ficam o dia todo e de 4º ao 9º ano, voltam no sistema metade dos alunos frequenta a escola em uma semana e a outra metade fica no sistema remoto. Na outra semana, os alunos que estavam em aula voltam ao ensino remoto e os que estavam em casa frequentam as aulas presenciais.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para garantir os protocolos de segurança, os alunos do 6º ao 9º ano começam suas atividades letivas na próxima segunda-feira (10).

“Fizemos isso para garantir aos pais e aos nossos profissionais a segurança ao voltar às aulas. Tudo é novo para a gente, então nestes primeiros dias sentiremos como as atividades estão sendo trabalhadas e a reação dos estudantes nessa nova realidade escolar”, destacou a secretária da pasta Janete da Silva Santos.

CUIDADOS
Todas as escolas da rede estavam preparadas com a adoção de cuidados exigidos pelos protocolos sanitários. Os alunos ficaram em filas com distanciamento e, antes de entrar na escola, eram atendidos por servidores que mediam a temperatura e orientavam sobre o uso correto do álcool em gel. A retomada aconteceu com a presença de estudantes de acordo com o plano de contingência permitido pela bandeira vermelha, que prevê distanciamento de um metro e meio entre os alunos na sala de aula. Nos refeitórios, ficou estabelecida a presença constante de profissional que higieniza os espaços utilizados para o lanche dos alunos.

PREFEITO VISITA ESCOLAS
O prefeito Constantino Orsolin percorreu algumas unidades municipais de ensino por ocasião do retorno às aulas. Acompanhado do secretário de governança, Marcelo Savi, o prefeito, que também é professor, conversou com professores e demais funcionários das unidades, e também pais e crianças que retornaram às instituições de ensino.

Para Orsolin é importante manter esse contato, especialmente em datas importantes como neste retorno em tempos de pandemia. “Como professor sempre gostei muito deste contato direto com a comunidade e agora como prefeito não é diferente. É importante estabelecer o vínculo, o diálogo com os pais, saber a avaliação da população em relação ao serviço que prestamos”, observou o prefeito. “Além disso tem o contato com os funcionários. É muito importante cumprimentá-los, valorizar o empenho de cada um deles, e reconhecer o importante papel que desempenham nesta tarefa tão sagrada que é cuidar das nossas crianças, ainda mais neste período que estamos vivendo de pandemia. O que passamos para eles é o que vão levar para casa e repassar aos demais membros da família”, frisou Constantino.
“Fico muito feliz ao ver nossas unidades novamente com alunos depois de passarem por um grande período em casa, não tendo esse contato com o ambiente escolar. A Secretaria Municipal de Educação preparou as unidades com muito carinho e com todos os protocolos sanitários exigidos”, enfatizou.