Canela,

26 de julho de 2024

Anuncie

Região de Caxias pode receber aviso de que situação da pandemia piorou

Compartilhe:

Com novo sistema de 3As, boletins sobre os casos são diários

O novo sistema de distanciamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o 3As, muda o vermelho pelo azul e vem com a promessa de ser mais flexível e democrático junto aos municípios, mas a semana não começa com boas notícias para a macrorregião de Caxias, da qual Canela e Gramado fazem parte.

Apesar da estabilização dos casos em Canela e Gramado, a região apresenta uma piora nos dados disponíveis nesta segunda (17) e como os boletins sobre a situação da pandemia passam a ser diários, com o sistema 3As, a macrorregião de Caxias, junto com outras seis, corre o risco de receber o primeiro aviso de que a situação piorou, é o primeiro “A” do sistema.

Já outras cinco regiões podem receber um alerta, o segundo “A”. Se as indicações dos técnicos foram, aceitas, o Governo do Estado comunicará as cidades que integram cada uma das regiões sob risco.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os 3As

Aviso

  • Quando detecta uma tendência, o grupo de trabalho da Saúde emite um aviso para a equipe técnica da região. 
  • Ao detectar outras situações, como redução no ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emitirá um aviso para a equipe técnica da região. 
  • Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

Alerta

  • Quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa o Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um alerta para a região. 
  • Se o Gabinete de Crise decide não emitir alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde.

Ação

  • Se o Gabinete de Crise decide emitir alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas (adoção de protocolos mais rígidos, ações de fiscalização etc.).
  • Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde.
  • Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Acesse aqui as informações completas sobre o sistema 3As.