Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

AÇÕES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER O SEU PRIMEIRO INVESTIMENTO • Juliana Alano #44

Compartilhe:

Caro leitor, chegamos na reta final sobre os investimentos que abordamos no livro Educação e Gestão Financeira coisas que ninguém te conta. Nosso papo de hoje é sobre ações e quem escreve e sabe muito sobre esse tema é a economista, treinadora e palestrante Cátia Ereno.

Acredito que muitas pessoas não investem em ações porque não sabem de fato o que é e como fazer. Investir em ações significa comprar frações do capital social de empresas, ganhando o direito de participação na sociedade do negócio. Logo, a ação é o título que torna você sócio de uma empresa, garantindo também o direito, ainda que indireto, sobre ativos e resultados financeiros.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Ao aplicar dinheiro na empresa e tornar-se um acionista, você passa a participar dos resultados do negócio, sejam bons ou ruins. Obviamente, os investidores compram ações com base no retorno e escolhem empresas com maior potencial de sucesso.

Do ponto de vista financeiro, quem investe em ações assume um risco parecido com o do empreendedor, se a empresa for bem, o retorno pode ser igual ou superior ao esperado. Mas, se a empresa for mal, o investidor pode ter prejuízos e perder o capital investido. Por isso, investir em ações que faz parte dos investimentos de renda variável traz mais riscos, porém, pode ser bem mais interessante do que investir apenas na renda fixa.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Mesmo assim, caso você ainda não tenha tido nenhum tipo de contato com esses ativos, é aconselhável estudar um pouco antes, pois você precisa ter algum conhecimento sobre o mercado e saber o que está fazendo. Não é uma boa dica comprar ações de empresas sobre as quais não sabe nada e menos ainda baseada apenas em indicações de amigos.

Mas e quem não tem interesse em analisar empresa por empresa não poderá investir? Claro que sim, o mercado oferece a oportunidade de investir via fundos de ações ou multimercados, disponíveis com qualquer corretora de valores.

• Leia também a coluna da semana passada!

Já dizia Benjamin Franklin – Se VOCÊ almeja ser RICO, pense em POUPAR seu DINHEIRO, assim como você PENSA em GANHAR!