Canela,

16 de julho de 2024

Anuncie

Gramado avança na vacinação contra a Covid-19 e imuniza pessoas com 37 anos ou mais nesta sexta-feira

Compartilhe:

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP ou RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM!

Avançando na campanha de vacinação contra o coronavírus, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, começa a imunizar pessoas com 37 anos ou mais nesta sexta-feira (23). O anúncio foi feito pelo prefeito Nestor Tissot na manhã desta quinta-feira (22), durante reunião com o Gabinete de Crise da Covid-19 e com o Centro de Operações de Emergências (COE) Gramado.

Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A aplicação vai ocorrer em dois locais, Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. Lembrando que não será possível escolher qual a dose a ser aplicada.

Serão disponibilizadas 150 doses para aplicação na Várzea Grande e 670 no Expogramado. “Vamos fazer a vacinação de pessoas com 37 anos ou mais. Com a sinalização de envio de novas remessas da vacina e uma quantidade maior de doses pretendemos avançar até oito faixas etárias já nos próximos dias”, explicou o prefeito.

A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

Aplicação da segunda dose segue ocorrendo normalmente

A Prefeitura de Gramado informa que, a aplicação da segunda dose de vacina contra o coronavírus (Covid-19) segue sendo aplicada normalmente. A aplicação ocorre em dois locais, Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. Para receber a segunda dose e completar a imunização é necessário apresentar o comprovante da primeira aplicação.

Após apelo da Administração, Estado promete enviar mais doses da vacina contra a Covid-19

Com a descoberta de nova variante do coronavírus e um apelo realizado pela Administração Municipal, através do prefeito, Nestor Tissot, secretário da Saúde, Jeferson Moschen e pelo coordenador do Gabinete de Crise da Covid-19, Ubiratã Luiz Alves de Oliveira – Dr. Ubiratã, Gramado terá acesso ao quantitativo maior de doses da vacina contra o coronavírus enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (21), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou que a SES está trabalhando em um estudo para corrigir possíveis defasagens na distribuição de doses da vacina contra Covid-19, e realizar remanejos que beneficiem municípios que tenham população maior do que as estimativas ou que vacinam muitas pessoas de fora do seu próprio território, como é o caso de Gramado e outras cidades serranas.

O estudo preliminar apresentado ao prefeito Nestor Tissot e que será concluído nos próximos dias em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) mostra que Gramado possui um deficit de mais de 3 mil doses. Já nos municípios serranos, o quantitativo de doses insuficientes pode chegar a 20 mil. “Ficamos esperançosos, pois segundo a secretária, já nas próximas remessas de vacinas, Gramado receberá uma quantidade maior e vamos poder avançar na vacinação”, disse Nestor.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, as doses enviadas à Gramado estão formuladas com dados do Ministério da Saúde, porém os índices populacionais não condizem com a realidade da cidade. “Gramado é uma cidade atípica, pois possui duas populações, as residentes e as pessoas que se deslocam a passeio ou a trabalho, talvez isso não tenha sido considerado durante a distribuição elencada pelo governo federal”, destacou.

Foto: Ascom/Prefeitura de Gramado