Canela,

2 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

RECUPERE O CONTROLE DA SUA VIDA FINANCEIRA • Juliana Alano #55

Compartilhe:

Caro leitor, hoje nós vamos falar sobre um problema que assola boa parte para não dizer a maioria dos empreendedores, sejam eles de qualquer ramo de atuação – O famoso prolabore.

Entenda-se como prolabore a remuneração que o dono da empresa recebe pelos serviços que desempenha, ou seja, o salário do empresário. O que de fato acontece é que poucos empreendedores têm um valor de prolabore definido, ele vai tirando o valor do caixa da empresa de forma aleatória e o descontrole toma conta das finanças pessoais, e ainda compromete a lucratividade da empresa.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Primeiro é necessário que você saiba qual o custo mensal para manter o seu padrão de vida. Depois verificar se o que você precisa efetivamente a empresa tem condições de pagar como prolabore. Sempre recomendo para meus clientes que retirem o valor de forma única, para não ficar fazendo pequenas retiradas e se perder no meio do caminho, afinal o caixa da empresa não é o “seu banco” e você vai acabar pegando isso igual, só que de forma organizada!

Entenda também que se você retira mais do que foi previsto pode comprometer o fluxo de caixa da empresa, se retirar menos do que precisa, além de comprometer suas despesas pessoais também vai mascarar a lucratividade do negócio.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Para que você recupere o controle da sua vida financeira é preciso que separe as finanças pessoais das empresariais. Controle elas separadamente, dando atenção necessária para as duas, mas para que isso seja possível vai precisar ter duas contas bancárias, uma pessoal para pagar as despesas que está em nome de pessoa física e a conta jurídica para a demanda da empresa. A contabilidade também agradece essa organização, porque tudo que você paga na conta jurídica que não está com o seu CNPJ, o contador não pode lançar, logo seus relatórios contábeis não vão refletir sua realidade, mas isso é assunto para uma próxima coluna.

RECUPERE o controle da vida FINANCEIRA e comece a CAMINHAR para sua INDEPENDÊNCIA!

• Leia também a coluna da semana passada!