Canela,

25 de julho de 2024

Anuncie

Operação Mata Alântica identifica o desmatamento de 20 hectares de mata nativa em Gramado

Compartilhe:


A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria do Meio Ambiente, integrou entre os dias 21 e 24 de setembro a “Operação Mata Atlântica em Pé”, coordenada pelo Ministério Público, e que ocorreu simultaneamente em dezessete estados brasileiros do Bioma. De toda a área mapeada, incluindo as localidades de Pedras Brancas, São Roque, Linha 15 e Linha Marcondes, foram confirmados 20,29 hectares de mata nativa no município, equivalente a 20 estádios de futebol.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para chegar ao resultado, a Prefeitura de Gramado e o Ministério Público utilizaram o cruzamento de dados de sistemas de monitoramento Atlas da Mata Atlântica e Plataforma MapBiomas Alerta, sendo possível identificar diversas áreas de matas nativas desmatada na região e desta forma será possível responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal. “No RS, participaram da ação 23 cidades, totalizando 44 áreas vistoriadas. O município de Gramado contribuiu com 20 áreas fiscalizadas, ou seja, quase 50% do total de áreas vistoriadas no Estado”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Maria de Lurdes Hencke.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Os resultados obtidos desta ação fiscalizatória, desenvolvida pela equipe da Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, “demonstram o empenho do município na proteção do bioma Mata Atlântica, que é de fundamental importância para a conservação das espécies animais e vegetais, para a proteção das águas e estabilidade geológica, sendo peça chave para a harmonia ecológica e manutenção da vida como um todo”, concluiu a secretária.

Foto: Ascom/Prefeitura de Gramado