Canela,

27 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

TEORIA DOS POTES • Juliana Alano #68

Compartilhe:

Caro leitor, hoje vamos falar de uma técnica tão simples, mas tão simples, que parece até meio “boba”. Não se sabe ao certo quando e quem a criou, mas há anos ela é recomendada por educadores financeiros para pessoas que estão começando a montar um planejamento. Há 6 anos atrás eu aprendi a teoria dos potes com Roberto Navarro em uma formação de coaching financeiro e adotei ela para minha vida e indico sempre aos meus clientes.

Muitos questionam quais são as proporções percentuais que devem ser destinadas para cada coisa, na minha humilde opinião, ninguém além de você pode fazer essa divisão com maestria, então não se apague nas quantidades do exemplo, mas na técnica em sua essência:

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Pote das despesas essenciais: 55%

Pote da reserva de emergência: 10%

Pote da educação: 10%

Pote dos investimentos de longo prazo: 10%

Pote do entretenimento: 10%

Pote dos presentes e doações: 5%

Cada frasco será responsável por uma esfera da sua vida. Se você aplicar esse método, nunca mais irá gastar mais dinheiro do que pretende. Particularmente não uso a teoria dos potes para as organizar as finanças do dia a dia, gosto muito de usar para realizar desejos extras com receitas advindas de outras formas que não seja da minha renda principal.

• Leia também a coluna da semana passada!

Em uma oportunidade gostaria de viajar, mas já tinha utilizado toda a minha cota para esse fim naquele mês, foi então que resolvi abrir um pote da viagem e em menos de um mês eu criei estratégias de conseguir o valor necessário, na época vendi coisas que não utilizava mais e fui passear bem feliz.

Bom lembrar que o termo “pote” é só uma metáfora, ou seja, não precisa ser guardado em um recipiente físico, os meus potes normalmente estão em contas de investimentos, que sejam compatíveis com as datas que vou utilizar o recurso. Só para terem uma ideia, o meu pote mais valioso é com certeza da aposentadoria, que está sendo formatado há alguns anos em consórcios de imóveis. A ORGANIZAÇÃO financeira é um exercício DIÁRIO. Pratique SEM moderação!