Canela,

27 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

DINHEIRO PARADO É DINHEIRO PERDIDO!• Juliana Alano #69

Compartilhe:

Caro leitor, dinheiro parado pode ser sinônimo de dinheiro perdido, você sabia? Isso porque o dinheiro pode se desvalorizar, ou seja, o que você tem hoje, possivelmente irá valer bem menos daqui um tempo, o que também compromete o seu poder de compra.

As vezes deixamos o dinheiro parado sem perceber, se você tem uma conta bancária com saldo positivo e, movimenta pouco, não tem poupança ou alguma aplicação, significa que seu dinheiro está sem uso, isso é, que não está rendendo como poderia.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Um exemplo muito comum de dinheiro parado é o saldo do FGTS para quem está no regime CLT. Os trabalhadores com carteira assinada têm automaticamente uma “reserva” de dinheiro que, muitas vezes, não é sequer lembrada. Em maio de 2021 quase R$ 5 bilhões estavam esquecidos nos bancos e seus donos sequer sabiam que tinham dinheiro a receber.

Outra situação negligenciada são os pontos dos cartões de créditos e milhas de viagens que poderiam ser vendidas, trocadas por produtos ou serviços e ainda ganhar abatimento na anuidade do cartão, mas muitas pessoas esquecem dos benefícios e taxas do seu cartão.

• Leia também a coluna da semana passada!

Muitos deixam o dinheiro para “reserva de emergência”. No entanto, caso o dinheiro esteja parado justamente para imprevistos, o ideal é aplicar dinheiro em um ativo com resgate automático ou com liquidez diária.

Um investimento que adoro é imóveis, compro eles na planta com um preço mais atrativo e revendo ele após a entrega, porém esse processo é de médio à longo prazo, considerando o processo da construção, entrega e venda. Neste caso para fazer o dinheiro circular não só considero a valorização do imóvel, mas o objetivo é fazer renda passiva com o aluguel até que a venda seja efetivada.

Não deixar o dinheiro parado vem de encontro com aquilo que nós educadores financeiros falamos que não precisa necessariamente ter mais para ganhar mais, dá para fazer mais com os recursos que já temos hoje, porém precisamos estar ligados em cada detalhe que faz toda a diferença em nossa vida financeira. Fica a dica, pois Dinheiro PARADO não rende JUROS!