Canela,

3 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Não existe fórmula mágica para melhorar as finanças, mas existe metodologia! • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #86

Caro leitor, como seria bom se existisse uma fórmula mágica que pudesse resolver todos os nossos problemas, mas infelizmente não é assim que funciona. Como educadora financeira a minha atenção está sempre voltada para essa área que está longe de ser valorizada como deveria.  Com alto índice de endividamento, as famílias brasileiras estão sofrendo porque não conseguem conquistar os seus sonhos e também com a baixa qualidade de vida, onde o lema é “trabalhar para pagar os boletos”.

Nos últimos anos evoluímos muito em relação aos estudos na área das finanças pessoais e um grande desafio era entender como seria possível mudar o mindset financeiro e ter segurança de que a forma que você cuida das suas finanças, vai direcioná-lo aos seus objetivos e o MIF foi o método que mais gostei para essa finalidade. Ele é a ferramenta que apresenta os números que devem nortear a vida das pessoas, bem como o caminho que elas precisam percorrer até alcançar o resultado desejado quanto a dinheiro, seja simplesmente para ter uma vida equilibrada ou obter a tão sonhada liberdade financeira.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Para elaborar um plano seguindo o MIF o primeiro passo é definir o quanto custa a vida que você escolheu viver, ou seja, padrão de vida, a partir disso, você cria o plano para saber quanto precisa fazer de receita para torná-la viável. Já o segundo passo é criar o plano de receita, etapa em que se estabelece de onde virá o dinheiro para as necessidades atuais, bem como para a construção de uma vida mais próspera no futuro.

O terceiro passo é entender o conceito e calcular cada etapa que passa por segurança, independência e liberdade financeira. Por meio deste cálculo o MIF determina os principais alvos financeiros (quantidade de dinheiro) da vida da pessoa.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

E no último passo técnico é hora de determinar o quadro de ativos, etapa onde se planeja como deve ser composta sua carteira de investimentos e patrimônio.

Já dizia o polêmico Will Smith “Muitas PESSOAS gastam dinheiro que não tem, para COMPRAR coisas que não PRECISAM, para impressionar pessoas que não GOSTAM” Tudo depende da MENTALIDADE!