Canela,

5 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Os servidores públicos e a organização financeira • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #90

Caro leitor, essa semana realizamos uma palestra com os servidores públicos municipais no CIDICA com objetivo de trabalhar alguns aspectos da vida financeira que acabam sendo negligenciados por falta de atenção com as finanças, pela cultura que não temos de tornar a educação financeira parte da rotina.

O endividamento pela facilidade aos empréstimos consignados, perca de alguns direitos ao longo da carreira, reajustes salariais menores que a inflação e descontrole no orçamento familiar são alguns dos fatores que causam sérios problemas na qualidade de vida dos servidores públicos e precisam de um olhar cuidadoso.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Muitos entram na carreira pública com algumas expectativas como estabilidade – acreditando que o futuro está garantido, valorização e reconhecimento, direitos permanentes, muitos benefícios, vida tranquila, dentre outros. Porém, essa não é bem a realidade de muitos, pois a estagnação e medo do futuro são sentimentos frequentes, desvalorização, críticas e julgamentos, mudanças na legislação devido as reformas administrativas e o descontrole financeiro, deixam um gosto amargo para quem se dedicou um dia para passar pelo concurso público e hoje realiza suas atividades em prol da comunidade.

Para poder minimizar alguns desses impactos negativos nas finanças, foram abordados alguns fatores que se colocados em prática vão certamente mudar a forma com o servidor se relaciona com seu dinheiro, dicas simples de como trabalhar a mentalidade financeira, o autoconhecimento, o controle emocional, a clareza, a rotina, o padrão de vida, o plano de receita, a construção de ativos, o plano de aposentadoria e o consumo patrocinado.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Para o especialista em inteligência financeira Denilson Maurer mais importante do que você pensa é como de fato você age em relação as suas finanças, onde o primeiro passo para construção de uma nova realidade financeira é entender o que está ao seu alcance e que já pode ser mudado neste momento. “Se comandarmos a nossa riqueza, seremos ricos e livres. Se a nossa riqueza nos controlar, estaremos, de fato, pobres.” – Edmund Burke