Canela,

26 de dezembro de 2024

Anuncie

Relações trabalhistas no pós-pandemia pautam evento de direito na UCS Hortênsias

Compartilhe:

Palestra acompanhada por estudantes foi aberta à comunidade.

Acadêmicos, comunidade e autoridades de Canela e Gramado prestigiaram a aula magna do bacharelado em Direito, terça-feira (03) à noite, no auditório do Campus Universitário da Região das Hortênsias da UCS. O desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, foi o ministrante. Ele dissertou sobre “As perspectivas do Direito do Trabalho no cenário pós-pandemia”.

“É preciso que os estudantes saibam o papel do Direito do Trabalho e da justiça social”, iniciou. Segundo ele, há dois pontos fundamentais para serem analisados: a liberdade de iniciativa e a dignidade das pessoas.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP  

Além dos princípios, das normas e dos instrumentos de realização, o Direito do Trabalho tem como fonte as negociações coletivas entre empresas e colaboradores. “O trabalho nos realiza, mas é necessária uma justa compensação”, falou.

A relação de emprego foi duramente afetada pela pandemia de covid-19. Com um contexto marcado por empresas fechadas e empregos em queda, a Justiça teve de agilizar processos, com audiências marcadas pela manhã para acontecerem à tarde, num sistema 100% on-line – destacou Araújo.

Para o desembargador, foi preciso compreender que ambas as partes da relação de trabalho foram prejudicadas, pois muitos empresários encerraram suas empresas e tiveram enormes dificuldades para quitar as rescisões. Por isso, a Justiça primou pelo princípio da conciliação, prevalecendo o diálogo antes de qualquer decisão.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

NOVO REITOR

O novo reitor, professor doutor Gelson Leonardo Rech, empossado no dia anterior, deu boas-vindas à comunidade acadêmica da Região das Hortênsias presente à aula magna do Direito. Após fazer referência ao palestrante, docente da UCS há 25 anos, mencionou que a instituição promoverá o maior investimento de sua história: R$ 100 milhões em inovação e tecnologia.

Desembargador Rossal e o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech

“Queremos ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Queremos nos constituir como liderança na promoção do conhecimento, com uma forte política de cooperação internacional e de integração social, no horizonte da excelência acadêmica”, disse.

Rech, que assume a reitoria pelos próximos quatro anos ao lado do vice-reitor doutor Asdrubal Falavigna, em seguida chamou a diretora da UCS Hortênsias, Margarete Lucca, para anunciar que o campus passará a ofertar o bacharelado em Psicologia a partir de agosto deste ano.

Fotos: Divulgação