Canela,

18 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O grande medo que todos temos! • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #95

Caro leitor, no último final de semana estive participando como comissão científica do evento Inoveação, que contou com a participação de Leandro Karnal, Cris Arcangeli, Ricardo Cattani e outros grandes renomes. A Cris na sua palestra contou sobre as dificuldades financeiras que teve quando decidiu trocar a cadeira de dentista até se tornar uma das participantes mais famosas do programa de TV Shark Tank Brasil. Segundo ela, o segredo para não passar dificuldades financeiras é ter caixa – “Nunca mais na minha vida quero depender de empréstimos bancários”.

A questão do ter dinheiro em caixa quer dizer ter fluxo na empresa, o que significa ter dinheiro para pagar as contas sem precisar esperar nenhuma entrada. Já na vida pessoal o conceito é exatamente o mesmo, ou seja, não gasto um dinheiro que ainda não recebi!

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Um dos grandes medos de um empresário é ficar sem dinheiro, isso mesmo, não ter como pagar os salários dos colaboradores, não poder comprar os insumos necessários para a produção ou necessidades básicas da operação como luz, por exemplo.

Você deve estar se perguntando como isso seria possível, porém é bem mais comum do que imagina, quando o empreendedor não organiza as suas finanças é exatamente isso que pode acontecer. No livro Educação e Gestão Financeira coisas que ninguém te conta, Ronaldo de Paula fala da dor que sentiu quando a filha pediu um picolé e ele não tinha nem moedinhas. Um outro empresário comentou sobre não ter dinheiro para pagar a consulta médica do filho e o quanto isso lhe era frustrante como pai e como investidor no seu próprio negócio.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Situações difíceis são parte da vida de todas as pessoas, porém o que vai definir o tamanho do problema será a sua capacidade de fazer dinheiro. Então para não passar por medos como os que mencionei nos exemplos, valorize cada centavo que você faz, pois como sempre digo – A qualidade de vida das pessoas depende do equilíbrio das suas finanças.