Canela,

15 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

É por isso que a sua empresa está endividada • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #102

Caro leitor, você trabalha muito e não vê o dinheiro no caixa no final do mês? Isso é algo muito comum quando existem processos errados na operação do negócio, que pode ser desde a forma como você está precificando seu produto ou serviço, na compra dos insumos sem orçamento, as condições de pagamento dadas aos clientes, as retiradas de sócios sem programação, dentre outras possibilidades.

Quando isso ocorre, as empresas começam a se endividar para compensar o fluxo de caixa que é o primeiro a dar sinais vermelhos. A saída normalmente é buscar empréstimos de terceiros, amigos, familiares ou agências bancárias.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

O primeiro passo é entender que buscar dinheiro para cobrir uma operação errada é uma grande furada, pois a sensação é que o problema foi resolvido, porém gera-se um buraco ainda maior, pois além de continuar com o ralo aberto escoando sua lucratividade, ainda terá um empréstimo para pagar.

Então o melhor a se fazer antes de buscar dinheiro fora da operação para complementar o seu fluxo de caixa é revisar os processos administrativos financeiros da empresa. Até hoje, não tive um cliente de consultoria que não conseguisse fazer mais dinheiro com a estrutura que já tinha, apenas alinhando os processos e tampamos os ralos, como gosto de chamar.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Se você buscar empréstimo para injetar dinheiro em uma operação que vai lhe oportunizar fazer mais dinheiro não será um problema, como a compra de mais veículos para a frota, por exemplo, com o dinheiro da operação você paga o empréstimo e ainda sobra. Contudo, esse tipo de operação também precisa ser pensada e organizada, pois existe risco agregado. Então qual seria o cenário ideal? Que você organize a reserva financeira da sua empresa primeiro, pois é ela que vai garantir a segurança necessária para qualquer ação.

E se a sua situação estiver crítica e você não sabe como sair das dívidas, inicialmente é preciso achar soluções para o endividamento e para isso também existem estratégias, peça ajuda antes que seja tarde demais, existem diversos profissionais especializados no mercado que podem lhe ajudar. Já dizia o ditado “O ORGULHOSO prefere perder-se a PERGUNTAR qual é o CAMINHO!”