“Comece pela História” é a temática da Semana da Comunicação e do Design, que esse ano está ocorrendo de forma presencial, na sede das Faculdades Integradas de Taquara. Ao todo, serão três noites de muito aprendizado, de trocas de experiências, de debates e de muita interatividade. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 22 de agosto, e o evento seguirá até quarta-feira, 24, no auditório 3 do Centro de Eventos. A realização é dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e de Design da Faccat.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
O coordenador dos cursos de RP, PP e Design, Augusto Parada, comenta que nos últimos dois anos, a Semana da Comunicação foi de forma on-line devido à pandemia da Covid-19. “Conseguimos ter boas semanas da comunicação, foram muito bacanas, interessantes, mas de qualquer forma, estar aqui hoje, presencialmente, podendo trocar ideias, falar sobre o futuro da Comunicação e do Design, do mercado de trabalho, é um momento ímpar”, relata Parada, explicando ainda que esse ano a Semana da Comunicação e do Design deu três passos para trás. “Na verdade, ela avançou. A gente passou nos últimos dois anos intermediados por mídias, por tecnologias, por ferramentas, por funcionalidades, então, a gente não pode esquecer que nada disso tem serventia se não tiver uma boa história, e quando falo de boa história, estou falando de bom conteúdo, e para ter bom conteúdo tem que ter relacionamento. E começar pela história é começar por pessoas”, salienta.
Produção de conteúdo com responsabilidade
Na avaliação do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, um comunicador tem que ter a arte de superar os problemas e fazer a palestra para o coletivo. “Este é um grande desafio para os comunicadores, saber se expressar, saber ser coletivo. Além disso, os profissionais que produzem conteúdo também precisam ser responsáveis. É preciso ser criativo, mas com muita responsabilidade. A gente vê muita coisa criativa e completamente irresponsável”, alerta o diretor-geral. Backes aconselha que é preciso usar a criatividade para incentivar e influenciar as pessoas, mas com situações positivas. “É preciso organizar, orientar as pessoas. Gestão de pessoas também é comunicação”, ensina.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
Singularidade faz a diferença
Os acadêmicos da Faccat acompanharam a abertura, que ocorreu na noite de segunda-feira, 24, trazendo como palestrantes Alice D’Almeida e Betina Nilsson, do Estúdio Etéria – Design e Vídeo, que falaram sobre “A construção do futuro pela criatividade”. Logo após, entrou em cena, a egressa da Faccat, a coordenadora de Comunicação Interna da Brocker, Ana Lúcia Fortes, que debateu a temática “Fazendo História com Endomarketing”.
Para Betina Nilsson é preciso fazer as pessoas ficarem felizes com o seu trabalho. “Eu não entrego só uma marca, entregamos uma história. Fazemos questão que nossos clientes participem de nossa criação. É a singularidade que faz a diferença e é disso que precisamos”, ressalta. Já a relações públicas Ana Lúcia Fortes, diz que não é tão simples aplicar a teoria da sala de aula na prática do cotidiano dentro de uma empresa. “Parece simples, mas no dia a dia requer um olhar, um planejamento, que é muito importante. E não tenha vergonha de ir em busca do seu propósito”, aconselha.
Debates e palestras
Nesta terça-feira, 23, os participantes poderão conferir as palestras “Negócios Digitais”, com a gerente de Marketing e E-commerce da Bebecê Calçados, Michely Pereira David; e “Experiências e Histórias na Assessoria de Comunicação”, com o diretor de cultura de Taquara, o relações públicas, Luciano Salvaterra.
No encerramento, dia 24, as palestras serão on-line, via plataforma Google Meet, e quem participar poderá conferir a temática “Construindo Conteúdo de Humor”, com a atriz Ursa Malgarizi; “Conteúdo e Narrativa nas Redes Sociais” com a especialista em Design Estratégico Fernanda Branchini; e “História de um Negócio Sustentável”, com Duani Stedile e Breno Pereira, criadores da Cacto Azul.