Canela,

18 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM, O BOLSO PAGA! • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, você ainda se lembra que nós repassamos aqui na coluna todos os capítulos do livro Educação e Gestão Financeira coisas que ninguém te conta que lancei em 2021? Comecei escrevendo sobre a educação e a gestão financeira lado a lado, ou seja, tudo o que fazemos em casa estendemos ao nosso negócio e vice-versa. O problema é quando as pessoas confundem lado a lado com – no mesmo bolso!

Nos meus mais de 17 anos de consultoria empresarial, poucas vezes presenciei os sócios com prolabore definido e que separavam o dinheiro pessoal do caixa da empresa. O que mais eu escuto é “Ju não sei onde vai meu dinheiro, eu nem gasto porque não tiro prolabore”, quando vou olhar o extrato da empresa, está tudo lá, a prestação da casa, do carro, a gasolina, IPTU, luz, água e por aí vai. Somando os gastos, muitas vezes ultrapassa o valor que a empresa poderia remunerar e aos poucos a “vaquinha” para de dar leite e logo ela vira churrasco (risadas).

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Quando inicio um trabalho de consultoria o que eu olho primeiro não são os números da empresa, são os de casa. Você deve estar se perguntando, mas por quê? Simples, se o empresário entender quanto ele precisa para ter o padrão de vida que ele deseja, consigo saber quanto de prolabore ele vai tirar e se a empresa tem capacidade de honrar com isso. Se tem ótimo! Caso contrário, se cria estratégias que possibilitem o empresário a ter, pois a empresa é um investimento e ela precisa rentabilizar, fato!

A segunda coisa que vou verificar é se a empresa tem uma conta jurídica e o empresário uma conta bancária de pessoa física, porque se não tiver a bagunça nos controles internos e registros da contabilidade estão garantidos.

E a terceira coisa dentre as milhares que vou verificar no trabalho de consultoria é o relacionamento do empresário com o seu gerente de banco e com o contador da empresa. Duas figuras importantes para o bom andamento financeiro do negócio.

Como mencionei no título, o que os OLHOS não vêem, o bolso PAGA. Então ajude o seu DINHEIRO a fazer mais por VOCÊ!