Canela,

15 de janeiro de 2025

Anuncie

Profissionais da educação recebem capacitação para atendimentos de alunos com autismo

Compartilhe:

Foto: Eliza Schwantz

Programa TeAcolhe trabalha a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

A Prefeitura de Canela, por meio do CADIE – Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante da Secretaria de Educação, promoveu na última quarta-feira (27), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, mais uma capacitação para os profissionais da educação. O treinamento foi oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa TeAcolhe, que tem o objetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no âmbito do Rio Grande do Sul.

A capacitação ‘TEAColhe – Autismo e Escola: Estratégias para o Atendimento e Manejo Escolar’ proporcionou uma oportunidade de aprendizado para profissionais monitores da educação que buscam aprimorar suas habilidades no atendimento a alunos com TEA. Profissionais de Caxias do Sul conduziram painéis informativos e interativos, fornecendo percepções sobre como abordar e apoiar alunos com o transtorno. Os palestrantes foram Roberta Padilha, que é fonoaudióloga e coordenadora do CRR 23 TEAcolhe e os psicólogos Alisson Rozo e Tatiane Brum, com o apoio da estagiária de psicologia Ana Da Rold.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

ESTRATÉGIAS PERSONALIZADAS

Durante o evento os participantes também puderam explorar conceitos fundamentais para a compreensão das necessidades individuais de cada aluno com TEA, além de debater estratégias de apoio personalizadas. Janine Palodetti, psicóloga do CADIE, destacou a importância desse tipo de formação, enfatizando que em determinadas situações os profissionais acabam se sentindo inseguros. “É muito importante para trazer informações técnicas de cuidado e de manejo sobre a própria questão do espectro, instrumentalizando esses profissionais no trabalho direto com as crianças dentro da escola”, ressalta a psicóloga.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Já Deise Esmerio Schnidger, coordenadora do CADIE, destacou o papel do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante. “Este tipo de formação é de suma importância para o processo de inclusão. Precisamos capacitar todos profissionais envolvidos na política de inclusão”, avalia Deise, adiantando que o CADIE projeta realizar uma formação semelhante com professores e as famílias dos alunos.

Para a secretária de Educação, Janete da Silva Santos, essa formação reflete o compromisso contínuo em promover a inclusão e a educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades individuais. “O conhecimento adquirido neste curso certamente terá um impacto positivo nas escolas municipais de Canela, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor”, conclui Janete.