Canela,

15 de janeiro de 2025

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Faltam 108 dias para apertar confirma ou pagar R$ 3,51 se não justificar a ausência

Compartilhe:

Bem-vindos às Eleições 2024 e salve-se quem puder

Estamos quase no final de junho e a legislação estabelece que de 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Tradicionalmente, os partidos, em Canela, deixam para realizar suas convenções lá nos últimos dias, ou seja, início de agosto. O que não significa que a campanha já não tenha começado antes.

Com o artifício legal de colocar o “pré” na frente da palavra candidato já sabemos quem vai concorrer a Prefeito. Gilberto Cezar pelo PSDB, Marcelo Savi pelo MDB e Cris Moura pelo PP. Mesmo assim, eles só não podem pedir voto, o que é até engraçado.

Não podemos esquecer do PT, de Márcio Boelter, que ainda se mantém como pré-candidato.

Os “prés” podem se declarar postulantes ao cargo e divulgar ideias e propostas, criticar os adversários e tudo mais, só não podem dizer: votem em mim. Daí dá multa e pode ser caçada a candidatura.

Falta ainda definir os vices. O PP já disse que é Moisés de Souza, mas aceita coligar e ceder o vice a outro partido. Parece que Cezar e Savi não aceitaram.

Já o PSDB é o que mais tem postulantes, todos do mesmo partido, o PDT. Gilberto Tegner, o Tolão, Vellinho Pinto, Jerônimo Terra Rolim e Noeli Stopassola Soares podem ser o candidato a vice.

O MDB pode vir de Alfredo Schaffer ou Jefferson de Oliveira, do PSD, ou até mesmo uma chapa pura com Luciano Melo de vice.

Há ainda a possibilidade de acabar o namoro antes do noivado e PDT ir de chapa pura, assim como podem as alas do MDB quebrarem os pratos, já que há uma corrente que não gosta do Savi e outra que não gosta do Luciano.

Neste caso, Marcelo poderia até concorrer a vereador e Luciano encabeçaria a chapa. Quem duvida é louco…

Há, ainda, aquela corrente que não gosta de ninguém, o pessoal do Novo, que vai com nominata a vereador mas não vai apoiar nenhum candidato a prefeito, e o pessoal do PL, que ainda não definiu quem vai apoiar.

Natural seria o PL apoiar o PP, mas, e sempre tem um mas em tudo, o presidente do PL é Erni Schaeffer e um dos líderes do PP é Cléo Port. Não se transformaram em inimigos, mas ficaram mágoas da eleição de 2016, o que deixa praticamente impossível os dois partidos caminharem juntos.

Voltando as datas, a partir de 16 de agosto a campanha é oficial, com direito a santinho, carro adesivado, entregar bala pra criança, abraçar velhinhos (ou Vellinho) e comer SalsiPão nos bairros.

De hoje até 6 de outubro, faltam 108 dias para apertar confirma ou pagar R$ 3,51 se não justificar a ausência.

Aliás, estima-se que dos 35.396 eleitores de Canela, pouco mais de 24 mil comparecem às urnas, o que obrigará aos partidos a fazerem, pelo menos, 2.400 votos para colocar um vereador.

Há quem diga que o candidato à majoritária que chegar aos 10 mil votos vence a eleição.

Serão pouco mais de três meses para mantermos a nossa sanidade mental.