Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Inteligência financeira é coisa de gente rica. Será? • Juliana Alano #6

Compartilhe:

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Caro leitor, acredito que você também já deve ter ouvido por aí – “Ah, mas ele é muito inteligente. Tem muito dinheiro”.  Pois bem, muita gente associa dinheiro à inteligência, mas precisamos lembrar que inteligência pode estar associada a diversas partes da vida. Há quem seja inteligente intelectualmente, mas não emocionalmente. Há quem seja inteligente emocionalmente, mas não financeiramente.

O termo inteligência financeira foi apresentado pela primeira vez em 1995, por Robert Kiyosaki no livro “Pai Rico Pai Pobre” e depois ganhou o mundo das finanças. O autor Gustavo Cerbasi é um dos especialistas que trabalham muito bem este tema, para ele a inteligência financeira é a educação financeira transformada em prática.

ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Já para o educador financeiro Roberto Navarro com quem fiz minha formação de coach financeiro, inteligência financeira é a arte de fazer dinheiro. Logo, inteligência financeira não é apenas para os ricos, ao contrário, quem a tem pode ficar rico.

Para mim a inteligência financeira é pensar no futuro, é viver abaixo daquilo que seu padrão de vida permite para alcançar um objetivo, não tem a ver com escassez. Ela está atrelada à forma como o indivíduo constrói sua riqueza. Ou seja, é saber administrar os ativos com cautela e racionalidade para que produzam mais valor.

Mas antes de desenvolver sua inteligência financeira, primeiro é preciso fazer o básico, dominar bem a arte da educação financeira, aquela que já falamos por aqui em outra oportunidade, você lembra? – Dinheiro emocional, planejamento, gastar menos do que se ganha e investimentos.

Leia também a coluna da semana passada!

Quando tudo isso estiver bem dominado você estará pronto para dar o próximo passo rumo a sua inteligência financeira e assim vai cuidar melhor da parte mais sensível do corpo humano, o bolso.