Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

GESTÃO ESTRATÉGICA: COMO TER UMA EMPRESA COM MAIS RENTABILIDADE • Juliana Alano #29

Compartilhe:

Caro leitor, hoje vamos falar sobre rentabilidade do seu negócio, terceiro tema que abordei no livro Educação e Gestão Financeiras: coisas que ninguém te conta, escrito com o consultor e palestrante Leonardo Borges.

Em tempos de mudanças como estamos vivenciando, a capacidade de adaptação e análise de cenários serão fundamentais para criar estratégias para o sucesso empresarial e as finanças são parte fundamental neste processo.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

O que queremos chamar sua atenção é para quem está tomando conta da gestão da sua empresa. Pois se o dono não tem tempo de cuidar, quem é que está fazendo isso?

Para fortalecer a rentabilidade, é necessário primeiro saber o quanto está rentabilizando, depois avaliar se está bom ou muito abaixo que o desejado. Já atendi empresas que o único indicador de crescimento era olhar todo o dia primeiro de cada mês a conta no banco para ver se o valor subiu ou desceu, totalmente despreparado estrategicamente.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Se o empresário não tem tempo para avaliar sua empresa e prefere ficar somente no operacional, a conta será muito alta e esse custo não se paga, ele deve contratar e treinar pessoas certas para fazer isso, dessa forma ele amplia o tempo de “pensar” nas melhores estratégias de seu negócio e não fica contando com a sorte.

Para a efetividade do planejamento estratégico é necessário que sua elaboração seja compreendida e aceita por todos na empresa, caso contrário, os planos não serão seguidos por eles. Mostre seus benefícios e envolva o máximo de pessoas. Além disso, eles também poderão lhe auxiliar nesse projeto, trazendo ideias e conhecimento que tornarão o planejamento mais sólido e eficaz.

 Leia também a coluna da semana passada!

Vou te fazer um convite, tire um tempo para analisar o que você atingiu de objetivos, ou não atingiu e precisa mudar na sua estratégia para rentabilizar sua empresa como gostaria. Já dizia o técnico Bernardinho – É importante ter METAS, mas também é fundamental PLANEJAR cuidadosamente cada passo para atingi-las.